O Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência de Rio Negrinho realizou na última quarta-feira (14), uma capacitação para toda a Rede de Atendimento sobre a Escuta Especializada. O evento reuniu cerca de 250 pessoas dos mais diversos segmentos, como Assistência Social, Educação, Saúde, entidades de atendimento e garantia de direito e segurança pública.
A escuta especializada é o procedimento realizado pelos órgãos da rede de proteção nos campos da educação, da saúde e da assistência social com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência, para a superação das consequências da violação sofrida, limitado ao estritamente necessário para o cumprimento da finalidade de proteção social e de provimento de cuidados.
A capacitação foi ministrada pelo Psicólogo David Tiago Cardoso e proporcionou um nivelamento sobre o assunto, através de um momento de diálogo e aprofundamento da temática sobre o que é escuta especializada, acolhida, o que é escutar, o que é ouvir, quais os tipos de violência, como evitar a violência institucional e a revitimização da criança ou adolescente.