Procon de Rio Negrinho atende cerca de 400 solicitações por mês e a maioria é relacionada a compra e venda de veículos

Por Assessoria de Imprensa
19/04/2022 10:45

Você sabia que o Procon de Rio Negrinho atende entre 300 a 400 solicitações por mês e a maioria é relacionada a compra e venda de veículos?

Então se você está pensando em comprar um carro ou vender o seu veículo, confira as dicas que o coordenador do Procon de Rio Negrinho, Állan Ratzkob separou pra você:

- Sempre exigir contrato de compra e venda.

Tratando-se de compra e venda de veículos usados, normalmente não é emitida nota fiscal da compra, o consumidor deve solicitar contrato de compra e venda. No contrato deve conter todas as informações do veículo, bem como as peculiaridades do negócio realizado, como forma de pagamento e informações da revendedora, leia com atenção todas as cláusulas antes de assinar o contrato.

- Garantia do veículo.

Mesmo se tratando de veículo usado, o artigo 26, II do Código de Defesa do Consumidor, traz a possibilidade do Consumidor reclamar pelos defeitos do veículo em até 90 dias da compra. A garantia legal abrange todo o veículo, e não apenas itens específicos.

- Cuidados na hora da compra.

Não são raras situações em que o veículo adquirido possui restrições que impedem a transferência para o consumidor. Antes de adquirir o veículo, verifique se o veículo está livre de financiamentos, sinistros ou restrições à venda. Caso encontre dificuldade para verificar essas informações, deve procurar um despachante de sua confiança.

Sempre leve o veículo em uma oficina de confiança para que a parte mecânica e estrutural seja verificada.

- Formas de entrada na compra do veículo.

É comum Consumidores entregarem seus veículos como forma de entrada na aquisição de outro. Não é aconselhável que o referido veículo permaneça em nome do Consumidor após realizada a transação, principalmente se o mesmo estiver financiado. Desta forma, deve-se quitar previamente o financiamento veicular para, em seguida, transferir o veículo para a garagem/revenda, retirando o mesmo do nome do Consumidor, assim evitando possíveis complicações futuras.

Tem mais alguma dúvida ou precisa de ajuda? Entre em contato com o Procon de Rio Negrinho através do número (47) 3644-4014 ou na Avenida dos Imigrantes, nº 806, Centro.

Download das fotos em alta resolução
Carregando