Procon orienta consumidores sobre golpes da internet

Evitar transações por Whatsapp é uma das dicas do órgão de proteção ao consumidor
Por Christian Hacke
29/03/2022 09:08

O Procon de Rio Negrinho traz dicas importantes para os munícipes acerca da prevenção contra golpes e fraudes, que estão se tornando cada vez mais frequentes em todo o território nacional, graças ao aumento das transações eletrônicas e proliferação do meio digital.

Dica nº 1 Evitar transações via aplicativo Whatsapp
Algumas instituições vem aderindo ao uso do aplicativo para realizar suas transações, entretanto tal utilização vem sendo desestimulada, tendo em vista a dificuldade existente em diferenciar situações de fraude e casos legítimos.
Portanto, o Consumidor que deseja obter mais segurança ao realizar transações, deve preferencialmente comparecer pessoalmente ao local desejado, sempre solicitando Nota Fiscal e documentação para comprovar a relação de consumo realizada.

Dica nº 2 Cuidado ao realizar pagamento de boletos
A fraude de boletos é o mais recorrente entre os golpes realizados, exigindo do Consumidor muita atenção ao realizar o pagamento. A atenção deve ser redobrada ao receber boletos via aplicativo Whatsapp, que em sua maioria são fraudados.
Antes de realizar o pagamento, o Consumidor deve verificar se o beneficiário do boleto confere com a instituição recebedora, e em caso de divergência, o pagamento não deve ser realizado.
Os dados constantes no boleto podem estar alterados, razão pela qual deve-se conferir as informações antes de realizar o pagamento.

Dica nº 3 Comprar apenas em sites confiáveis
O meio digital, embora tenha facilitado a aquisição de produtos e serviços, trouxe consigo alguns perigos. O Procon informa que os Consumidores devem evitar compras em sites desconhecidos, utilizando apenas os mais tradicionais, tomando todos os cuidados já descritos anteriormente.
A atenção deve ser redobrada no caso de produtos ofertados com preços muito abaixo do mercado.
O Código de Defesa do Consumidor traz a possibilidade de desistência da compra realizada pela internet, cujo arrependimento pode ser exercido em até 7 dias da entrega do produto (art. 49 do CDC).
Vale lembrar que o Procon realiza atividades preventivas, podendo o Consumidor procurar o Órgão antes de realizar qualquer negócio.

Dica nº 4 Evitar comprar por impulso
Antes de realizar qualquer relação de Consumo, o Consumidor deve pesquisar sobre a contratada, levantando dados como o CNPJ, endereço físico, bem como consultar se existem reclamações sobre a contratada na internet.
Existem ferramentas que auxiliam o Consumidor a verificar a existência de reclamações contra determinada empresa/contratada, como por exemplo o site Reclame Aqui. A ferramenta consumidor.gov.br também é de grande ajuda, onde o Consumidor pode realizar sua reclamação online, solicitar negociação de dívidas, bem como esclarecer dúvidas.

O Procon de Rio Negrinho está localizado na Avenida dos Imigrantes, nº 806, Centro, anexo ao Pavilhão dos Imigrantes. O atendimento ao público é realizado das 08h às 10h45 e das 13h às 16h. Para dúvidas e esclarecimentos contatar (47) 3644-4014.

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