A prefeitura de Rio Negrinho por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social está com quatro grandes frentes de trabalho. Apesar de toda dívida encontrada na prefeitura, os servidores públicos estão em busca de projetos e parcerias para tratar o assunto da casa própria que além de um imóvel é o sonho de muitos. Em um encontro do secretário da pasta professor Agostinho Odisi e o prefeito Alcides Grohskopf o secretário relatou parte dessas ações que estão sendo feitas pela prefeitura.
Um importante acontecimento tem data agendada para dia 2 de agosto com a visita do diretor/presidente da Companhia de Habitação de Santa Catarina – Cohab, Ronério Heiderscheidt em Rio Negrinho. A partir desse encontro acontece a entrega de 212 escrituras para mutuários da Cohab, os quais tem no momento suas casas com o pagamento quitado e esperam pelo escritura pública. Um novo recadastramento será feito pela prefeitura, a fim de averiguar qual são os atuais proprietários, tendo em vista que muitas casas foram vendidas, para então fazer a entrega oficial do documento.
Segundo o professor Agostinho outro projeto em vista são as reformas para as casas no valor de até R$ 5mil. “Esse programa se destina para as pessoas que recebem até três salários mínimos, ou para as famílias que se encontram em vulnerabilidade social, e para as que já estão inclusas no programa bolsa família serão beneficiadas com as reformas das casas”, destacou o secretário. Esse programa também é uma parceria da prefeitura com a Cohab. Em seis meses de mandato muita coisa tem sido feita, porém o acumulo de pedidos no cadastramento pela casa própria ainda é gigantesco.
Paralelo aos projetos que estão sendo realizados na cidade, a Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social está com um grupo formado no interior para construção e reformas de casas com 100% de subsidio junto ao Plano Nacional de Habitação Rural- PNHR. Depois da formação desse grupo que aconteceu no mês de maio e junho, a fase atual é a organização da documentação para início das obras.
O secretário professor Agostinho Odisi tem programado para o próximo mês, uma visita na Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação. O objetivo é buscar um plano de regularização fundiária para Rio Negrinho e solucionar a questão dos 72 loteamentos que se encontram irregulares. “Atualmente com o trabalho realizado pela secretaria conseguimos trabalhar no projeto de regularização fundiária e urbanização dos bairros Vista Alegre e Colônia Miranda”, completou professor Agostinho.
Uma parceria com as empresas do município saiu do papel e em breve começa a mostrar como resultados, o projeto para construção de casas nos bairros Vista Alegre e Campo lençol. Já no bairro São Pedro, foi concluído o trabalho de regularização fundiária, e a qualquer momento vão ser entregues os documentos das escrituras públicas aos proprietários