Prefeitura de Rio Negrinho dá início à recuperação da rua Luiz Scholz Filho

Ordem de serviço para início das obras foi entregue nesta segunda-feira à empreiteira responsável
03/09/2019 08:21

Após uma espera de cinco anos, finalmente as obras de recuperação da rua Luiz Scholz Filho, no bairro Vila Nova, sairão do papel. Parte da via cedeu ainda em 2014 durante a grande enchente daquele ano, e desde lá iniciou-se um longo processo para a conquista dos recursos, na ordem de R$ 1,5 milhão, para a realização das obras.

Por conta da queda de parte da rua, três casas e a rua foram interditadas. Das famílias desalojadas, duas recebem aluguel custeado pela Prefeitura e um dispensou o benefício. “Hoje assinamos a ordem de serviço e a vontade que temos é de chorar, mas de alegria. As pessoas criticam a administração pública, mas não fazem ideia do trabalho que a gente tem em relação a todos projetos que fazemos em Rio Negrinho, da burocracia que tudo isso envolve para conseguirmos os recursos necessários", frisou.

Durante o ato, Julio já anunciou outras melhorias para a cidade. “Estamos fazendo diversas obras em toda a cidade, mas têm pessoas que insistem em não reconhecer, ou fazem de conta que não querem saber, preferem apenas a crítica. Além disso, vamos assinar daqui duas semanas as autorizações para licitação da pavimentação das ruas Luiz Graff, entre o hospital e o bairro Vila Nova, a João Enhrefredo Olsen, no São Rafael e a rua Afonso Kohler, que dá acesso a um dos parques que mais traz movimento turístico para Rio Negrinho, a Fazenda Evaristo", observou o prefeito.

Durante o ato, a moradora Juventina de Souza agradeceu pela obra. "Quero agradecer de coração, tudo o que foi prometido vai ser feito. Não foi feito na hora porque não é tão fácil assim como pensam. Hoje vai sair, fiquem feliz. Muito obrigada mesmo", comemorou ela.

A obra

Os trabalhos serão realizados pela empresa Fator 3 Engenharia, vencedora do processo licitatório. Os trabalhos compreenderão a execução de projeto estrutural e laudo estrutural, escavação e limpeza da área, construção de muro em concreto armado, retaludamentos e aterros, instalação de drenagens superficiais e dissipadores de energia, hidrossemeadura e recuperação da pavimentação. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até 90 dias.

Ainda durante o ato, o prefeito Julio Ronconi falou da peregrinação para a conquista dos recursos. “Estive mais de 10 vezes em Brasília cobrando a liberação destes recursos, que por várias vezes foram prometidos, mas que nunca chegaram. Tivemos vários momentos de frustração, que procurávamos compartilhar com a comunidade, mas agora tivemos uma vitória”, comemorou o prefeito.

No local, três famílias precisaram ser desalojadas, já que suas residências apresentavam riscos de desmoronamento. Elas foram encaminhadas para novas casas e ao longo deste período, a Prefeitura de Rio Negrinho custeia o aluguel para duas delas que necessitaram do auxílio. “Por meio do aluguel social, garantimos que as famílias morassem em um local com segurança. Agora com as obras, as casas serão recuperadas e, após laudo atestando a segurança, as famílias possam voltar para suas casas”, explica o prefeito.