Eu amo Rio Negrinho

Prefeitura de Rio Negrinho realiza Semana da Educação Infantil

Entre os dias 26 e 30 de agosto uma série de atividades são realizadas nas unidades escolares do município
27/08/2019 10:43

No último dia 25 de agosto foi celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil e, para marcar a data, a Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Secretaria de Educação, vem realizado uma série de atividades nas unidades municipais entre os dias 26 e 30 de agosto.

De acordo com a secretária de Educação Darli Frota Tandalo, a I Semana da Educação Infantil tem como público-alvo profissionais da Educação Infantil, crianças, pais, convidados e a comunidade. “Para o evento, a Secretaria de Educação, através do Departamento da Educação Infantil, organizou um cronograma de atividades a serem realizadas durante a mesma, sendo a culminância no dia 30 de agosto com o I Seminário de Educação Infantil, onde profissionais participarão de palestras e exposições de projetos sobre o Universo Infantil da Primeira Fase da Educação do Município”, explica a secretária.

 

A Educação Infantil

A infância é a fase fundamental no desenvolvimento da criança, é nela que se estabelece as relações, as construções de valores e a formação do futuro cidadão, a constituição dos direitos e a efetivação dos mesmos. No âmbito dos direitos, percebe-se que a Educação Infantil tem promovido uma formação para a garantia dos mesmos em consonância com as famílias e a sociedade, cujo o foco do desenvolvimento na Infância se dá com a interação da criança ativa e agente na sua historicidade.

Neste processo de formação, deve-se ter bem claro a importância das características da infância como: a imaginação, a brincadeira como relação, interação e construção de conhecimento, a criação, a espontaneidade, a vivacidade, a musicalidade, pois a criança é movimento e desenvolvimento. Essas características potencializadas na prática pedagógica são determinantes para o sucesso de formação da criança.

O ato expressivo é vital para a criança, seja por meio corporal, plástico ou sonoro, é por esse ato que a criança se desenvolverá fazendo conexões entre a realidade e a fantasia, nos ambientes onde se encontra refletindo todas as vivências que lhes são possibilitadas e potencializadas.

Nessa dinâmica, a educação Infantil vem oportunizando a formação e a efetivação dos direitos da infância. Onde profissionais deste segmento, pais e a sociedade, buscam promover esses direitos e refletir sobre a qualidade no desenvolvimento infantil.

Download das fotos em alta resolução
Carregando