Escola Adélia da Luz transforma-se em Escola de Inicialização Agroecológica

Inauguração do novo espaço ocorreu na tarde de segunda-feira e servirá de espaço para aulas de agroecologia
12/08/2019 16:37

A partir de agora, os estudantes de Rio Negrinho passarão a contar com um espaço para aulas de agroecologia. O local é a antiga escola Adélia da Luz, da localidade de Boa Vista, que passou a contar com um viveiro de mudas e salas para aulas de campo. Todo o trabalho é coordenado pela Prefeitura de Rio Negrinho, por meio de parceria entre as secretarias de Agricultura e de Educação.

Durante o ato, o secretário de Agricultura Ronei Lovemberger enalteceu o apoio que recebeu para colocar o projeto em prática. “Sabíamos que este era um anseio da administração, e não medimos esforços para torna-lo realidade. Quero agradecer ao empenho de toda nossa equipe, que trabalhou para que este dia fosse possível”, ressaltou ele.

Para o prefeito Julio Ronconi, o espaço permitirá novos avanços à educação em Rio Negrinho. “Com este trabalho inovador, nossos estudantes passarão a ter aulas práticas de agroecologia. Poderão vivenciar muita coisa vivida em sala de aula aqui”, destacou o prefeito. Ele falou ainda da importância deste tipo de ação com os estudantes, já que muitos desconhecem como ocorre a produção agrícola.

Escola desativada

A Escola de Iniciação Agroecológica foi instalada onde antes funcionada a escola Adélia da Luz, na localidade de Boa Vista, às margens da BR 280. No local havia 20 estudantes, que foram transferidos para a Escola Henrique Liebl, onde passaram a contar com uma estrutura muito melhor de ensino.

No espaço de 3.000 metros quadrados de estrutura, foi instalada uma estufa , além das salas de aula permitirem abordagens teóricas. Todo o trabalho terá acompanhamento técnico dos profissionais da Secretaria de Agricultura, e no espaço serão produzidas mudas de hortaliças, de árvores nativas, frutíferas, flores ornamentais, pastagem e ervas medicinais.