Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil avalia ações durante enchente

Objetivo foi pontos positivos e ações que precisam ser aperfeiçoadas para novas ocorrências
18/07/2019 15:10

O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) da Defesa Civil de Rio Negrinho esteve reunido na manhã desta quinta-feira (18) para uma análise das ações realizadas durante os alagamentos registrados no final de maio deste ano. O objetivo foi identificar ações consideradas positivas e pontos que precisam ser aperfeiçoados dentro do grupo.

Conforme o prefeito Julio Ronconi, o saldo geral foi considerado positivo. “Recebemos um retorno positivo da comunidade, em relação às informações, ao atendimento, aos caminhões para o transporte. Nunca ninguém quer passar por isso, mas quando for necessário novamente, sabemos que estaremos preparados”, observou ele.

O coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina Antonio Edival Pereira também parabenizou o trabalho realizado pelo GRAC em Rio Negrinho. “O grupo de vocês é referência para outras cidades, com rápidas respostas e um Plano de Contingência que funcionou muito bem”, elogiou. Ele ainda parabenizou o trabalho da Defesa Civil, que deu respostas rápidas tanto pré-evento quanto pós. “Foi feito um trabalho perfeito, inclusive de limpeza de ruas após o alagamento”, frisou Edival, que ainda enalteceu o trabalho de comunicação no repasse de informações à população.

O GRAC

É um grupo integrado formado por colegiado de governo e por agências públicas Estaduais e Federais de segurança pública, emergências médicas, ambientais e demais agências comunitárias, associações do município, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Celesc, Acirne, ecom o objetivo de atuação integrada conforme a situação da crise e no período de normalidade troca de experiências entre as agências.