COMSEA elege novas entidades da Sociedade Civil através de Fórum Eleitoral

Conselho de Segurança Alimentar tem a função de zelar pela realização do direito humano à alimentação
14/06/2019 09:58

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) realizou no dia 12 de junho, o Fórum de Eleição dos novos representantes da Sociedade Civil no Conselho. O Fórum foi convocado pela Secretaria de Assistência Social, em cumprimento à Lei Municipal 2.934/2017, considerando que o mandato dos atuais membros do conselho se encerra no dia 04 de julho.

Ao todo 11 entidades se inscreveram para participar do evento, que aconteceu no Auditório do Samae, representando diversos segmentos, como: nutrição, alimentos, educação e organização popular.

A secretária de Assistência Social Giseli Ruckl Anton, participou do evento e disse que vem acompanhando de perto o trabalho de todos os conselhos vinculados à Secretaria de Assistência Social e percebe que existe comprometimento dos Conselheiros. “O COMSEA é um órgão muito importante da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, por isso é imprescindível que haja participação democrática de entidades, que possam zelar pela realização do direito humano à alimentação adequada e pela sua efetividade, frisando que quem ganha com este comprometimento é toda a população, principalmente os usuários desta Política tão importante e necessária”, argumentou ela.

O atual presidente do Conselho Lucídio Ravanello relatou as principais atividades desenvolvidas pelo COMSEA nos últimos dois anos no município. Informou que este será um ano muito importante e de bastante trabalho para os conselheiros, considerando que será organizado a II Conferência Municipal.

Fazem parte do COMSEA 15 entidades. As cinco entidades governamentais serão indicadas pelo prefeito Julio Ronconi nos próximos dias. O Chefe do Poder Executivo também é responsável pela posse, que deverá ocorrer até o dia 04 de julho.

Entidades

Os representantes das Entidades inscritas também puderam explanar o trabalho que realizam na área de Segurança Alimentar no município e após debates, os participantes aprovaram as 10 Entidades titulares que irão compor o COMSEA de Rio Negrinho, biênio 2019/2021, por ordem de Inscrição:

Titulares:

I – Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização Dolcimar Luiz Brunetto - COOPERDOTCHI;

II – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE;

III – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Negrinho;

IV – Fundação Hospitalar de Rio Negrinho;

V – Rede Feminina de Combate ao Câncer;

VI – Associação de Moradores do Bairro Vista Alegre;

VII – Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Casa de Pedra.

VIII – Fórum Municipal dos Trabalhadores do  SUAS - FMISUAS

IX – SITICOM Rio Negrinho;

X – Sindicato dos Servidores Públicos de Rio Negrinho;

Suplente:

I - Associação de Moradores do Bairro São Pedro.