Samae investe em monitoramento da frota para redução de custos

Por meio de aplicativo, é possível acompanhar em tempo real o deslocamento dos veículos
28/05/2019 14:57

Uma prática comum no serviço privado vem sendo implantada também no serviço público em Rio Negrinho. O monitoramento da frota por GPS já funciona nos veículos do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), e em breve, deverá existir também nos veículos e maquinário da Prefeitura.

No Samae, os 23 veículos são monitorados minuto a minuto, com opção de bloqueio, ancoramento, cercas limitadoras e limitadores de velocidade. “É um trabalho que garante que os veículos serão utilizados apenas para o fim que se destinam, que é prestar atendimento à comunidade. Em caso de qualquer dúvida, podemos consultar via aplicativo ou página da internet, em tempo real, qual a rota do veículo e onde ele está”, explica o presidente do Samae, Gilson José Reckziegel.

O trabalho é desenvolvido pela empresa Khronos, de Joinville — vencedora do processo licitatório, e são investidos R$ 1.007,40 por mês para controle dos 23 veículos da autarquia. “Mais que um gasto, é um investimento, já que nos garante controle total do deslocamento dos veículos”, frisa Gilson. Antes da adoção do sistema eletrônico de monitoramento da frota, o trabalho era feito manualmente por meio de planilha, que poderia ser facilmente burlado. “Agora os relatórios podem ser impressos a qualquer tempo, pois ficam armazenados na nuvem”, encerra Gilson.

Na Prefeitura

Com base nos resultados positivos observados no Samae, a Prefeitura de Rio Negrinho estuda implantar em breve sistema semelhante também nos seus veículos e máquinas. O objetivo é conhecer melhor a rota e otimizar o deslocamento dos veículos, reduzindo os custos aos cofres públicos.