Eu amo Rio Negrinho

Prefeitura de Rio Negrinho implanta programa de sanidade equina

Equipe da Secretaria de Agricultura faz a coleta de sangue e o encaminhamento ao laboratório
06/03/2019 15:44

A partir deste ano, a Prefeitura de Rio Negrinho passou a contar com um programa de Sanidade Equina. Nele, proprietários de animais fazem a solicitação à Secretaria de Agricultura, que coleta o sangue dos animais e encaminha ao laboratório para detecção de doenças como o Mormo. Desta forma, o produtor pagará apenas o exame, e não terá mais o custo da coleta, que representa em torno de 50% do valor total.

O responsável pela coleta é o médico veterinário Jackson Baia Lopes. Ele explica que a ação consiste em facilitar o acesso aos exames para o trânsito destes animais. “Nesta coleta de exames são analisadas doenças como a Anemia Infecciona Equina e o Mormo”, explica o profissional.

O secretário de Agricultura Ronei Lovemberger, o programa é uma conquista. "No final de 2016 foi elaborado o projeto, mas o valor que seria pago pela Prefeitura para coleta de sangue era mais caro que o particular. Pegamos o projeto e fizemos as alterações necessárias", disse.

Ele cita que a procura pelo programa já é diária na Secretaria. "É uma prática para auxiliar os produtores e o pessoal que lida com rodeios, cavalgadas ou precisa transportar o animal para fazer serviços em outras propriedades. Esperamos que esse projeto tenha continuidade", concluiu.

O criador de cavalos Gilberto Schauer foi um dos beneficiados na primeira coleta e que inclusive já retirou seus exames na Secretaria de Agricultura. “A exigência dos exames tem custado muito caro para os criadores. Esse trabalho da Prefeitura é de muita ajuda para nós e temos que agradecer por esse apoio”, frisou ele.

Download das fotos em alta resolução
Carregando