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Palestra aborda sobre a compreensão e desenvolvimento da educação infantil

Capacitação continuada envolveu professores regentes do berçário ao nível II da Rede Municipal
28/02/2019 13:25

Professores regentes da Educação Infantil participaram na última semana de uma palestra que abordou a compreensão e desenvolvimento da educação infantil. A capacitação continuada foi oferecida pela Prefeitura de Rio Negrinho, e teve como palestrante Maria Clara Nassif, que é especialista na área e que abordou ainda sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Durante a capacitação, a temática foi organizada em dez passos ligados a potencialização de diferentes funções de base cognitiva e socioemocional, que encontram-se na base do desenvolvimento de criança até 36 meses.  “Por isso, a importância de investir nas crianças pequenas, visando um futuro repleto de bem estar”, explicou a secretária de Educação Darli Frota Tandalo.

Maria abordou ainda a importância da observação e estimulação na Educação Infantil, especificamente de zero a três anos, onde as “janelas de oportunidades” de desenvolvimento estão abertas, proporcionando assim a eficácia dos estímulos  serem absorvidos. “Ela os presenteou com dicas de estimulação para todas as etapas da Educação Infantil”, ressaltou Darli, explicando que ainda foi abordado o respeito às especificidades de cada indivíduo e em especial a criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

Quem é

 Maria Clara Nassif é assistente social e psicóloga clínica, realizou sua formação pessoal e didática com Simonne Ramain e Germain Fajardo. Especialista e formadora nos Métodos Ramain e Dia-Log pela Association Simonne Ramain-ASRI (França); é especialista e formadora na Terapia de Troca e Desenvolvimento pelo Service de Formation Continue (SUFCO) – Université François-Rabelais (França). Criou, em 1971, a Cari Psicologia e Educação e, desde então, é sua diretora clínica.

É corresponsável pela implantação e diretora técnica do Centro Pró-Autista Social. A partir de sua longa experiência clínica e de pesquisas, desenvolveu os trabalhos autorais: Método Neuropsicológico de Estruturação Mental Evolutiva, Dossiês Ramain Pré-F e Ramain de Movimentos (2011), Programa Abrangente Neurodesenvolvimental – P.A.N. (2013) e Programa de Acompanhamento Intensivo e Sistemático aos Pais – PAIS (2008).

Membro da Coopération Franco-Brésilienne, coordena e realiza pesquisas através do setor de pesquisas da Cari Psicologia e Educação e do Centro Pró-Autista Social, em parceria com a Universidade de São Paulo, Université Paris Descartes e a Université Paris Diderot. Coordena e ministra cursos, palestras e conferências desde 1985 até a presente data, discorrendo sobre temas ligados aos focos de pesquisa nas áreas de educação, psicologia clínica, psicologia do neurodesenvolvimento, e, nos últimos 15 anos, vem focando mais especificamente nos transtornos do neurodesenvolvimento.

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