Artesãos terão nova avaliação para a Carteira Nacional de Artesão e do Trabalhador Manual

Documento permite que o trabalhador possa se formalizar e tem reconhecimento nacional
01/02/2019 09:06

No próximo dia 16 de fevereiro a Prefeitura de Rio Negrinho realiza a segunda avaliação técnica com mais 12 artesões já cadastrados. Ela será realizada no espaço cultural, no segundo piso da rodoviária, e é organizada pela Fundação Municipal de Cultura.

A avaliação será realizada por Kelly Bianca Plácido, técnica e responsável região da SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro). Cada artesão passará por uma prova de habilidade técnica. Nesta prova, o artesão apresentará duas peças prontas (de cada matéria-prima e técnica utilizada) e elaborar uma peça na presença do avaliador, mostrando todas as fases até a finalização.

Estas três peças serão avaliadas considerando os critérios da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. “Já estão abertas as inscrições para novas adesões, os interessados podem inscrever-se na Fundação de Cultura de Rio Negrinho”, explica o presidente da Fundação, Adilson Figueiredo. Mais informações pelo telefone 3644-1665.

BENEFÍCIOS DA CARTEIRA

• A Carteira é totalmente gratuita e tem validade de 4 anos (não possui anuidades nem taxa de adesão).

• Possibilidade de participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais.

• Possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato.

• Acesso a incentivos fiscais.

• Acesso a exposições (Ex: Casa Alfandega em Florianópolis).

• Facilidade de acesso ao microcrédito.

• Acesso a nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica.

• Possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.