Eu amo Rio Negrinho

Projeto leva visita especial de idoso a EMEB Prefeito Frederico Lampe

No encontro os alunos conheceram histórias e o dia a dia de Lício Nicacio Schroeder
22/11/2018 13:38

Os alunos do 2º Ano 1 e do 4º Ano 1 da EMEB Prefeito Frederico Lampe finalizaram, na última semana, as ações do Projeto Idoso de uma maneira muito especial. O encontro ocorreu com com a visita de Lício Nicacio Schroeder, morador há mais de 50 anos do bairro São Pedro. No encontro, as crianças puderam conhecer como era a infância, a vida escolar e a relação com os familiares. A atividade foi coordenada pelas professoras Elizabete Aparecida Fuerst e Jani Kosmala e conquistaram toda a comunidade escolar pela importância e carinho aos idosos.

A ideia da visita surgiu como forma de integrar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Depois das crianças compartilharem suas dúvidas e histórias, foi a vez de Lício se manifestar. Ele respondeu que sua infância era muito diferente do que é atualmente, sendo marcada por muito trabalho e ajuda aos pais e parentes. Lício também contou sobre as primeiras atividades que gosta de fazer, as dificuldades e ressaltou a importância das crianças em sempre auxiliar os mais velhos.

A recepção dos alunos com a atividade foi melhor do que se esperava, já que o encontro proporcionou uma verdadeira aula de cidadania. No final da visita ainda foi deixado uma mensagem à Lício. “O respeito e a humildade são a chave para felicidade”, leu uma aluna ao idoso. “Compartilhar o conhecimento é colaborar para um mundo mais harmônico. Saber e ser estão integrados, por isso compartilhar saberes é compartilhar a vida”.

 

O Mobiliza Rio Negrinho

Os projetos do Mobiliza Rio Negrinho, desenvolvidos pela Secretaria de Educação, vem sendo trabalhado nas unidades de ensino do município buscando retratar temas que estimulem os estudantes a aprenderem sobre a realidade, preocupando-se em trazer cidadãos mais engajados na transformação social. A iniciativa ainda conta com cinco ações, como: “Você tem fome de quê?”, Gincana do Meio Ambiente, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e Consciência Negra que devem ser desenvolvidas durante o ano letivo.

 

Próximos projetos

Neste mês ocorre as ações do Projeto alusivo a Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20). Durante esse mês as unidades escolares homenageiam a cultura africana através de trabalhos, oficinas, apresentações musicais e de dança. Mas homenagear não apenas o objetivo dessas atividades, os profissionais buscam estimular a conscientização e o respeito nos alunos desde a infância.

Download das fotos em alta resolução
Carregando