Eu amo Rio Negrinho

Consciência negra é tema de sala de aula

A data compõe o calendário escolar da cidade com atividades de respeito e conscientização
19/11/2018 13:36

O dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado em 20 de novembro. A data busca disparar conversas importantes sobre a história e o respeito pelos negros no país. Em Rio Negrinho, a data integra as ações do calendário escolar, desenvolvido pela Secretaria de Educação, onde as unidades escolares homenageiam a cultura africana através de trabalhos, oficinas, apresentações musicais e de dança. Na última semana, os alunos do CMEI João e Maria finalizaram as ações do Projeto Consciência Negra com a visita do Grupo de Capoeira do CAE Nova Esperança.

O Brasil possui uma das maiores diversidades socioculturais do mundo. Todavia, a valorização de grupos étnicos pela sociedade ainda é baixa. Surgiu então a iniciativa de inserir o tema com os alunos a fim de promover mais essa valorização, com a lei federal nº 11.645. O conteúdo das escolas devem apresentar aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, como o valor da luta dos negros no processo de formação do país.

Com isso, as profissionais do CMEI João e Maria buscaram nas atividades a reflexão das crianças sobre a importância a identidade que traz características específicas de cada etnia. Através da sensibilização, as crianças poderão estar comprometidas frente ações preconceituosas, racistas, que minimizam a pessoa negra. Com a apresentação do grupo de capoeira, acompanhados pela diretora Marcia Fabiana dos Santos e pelo professor Marcos Gonçalves de Souza, os alunos da unidade puderam intensificar os aprendizados da sala de aula vivenciando na prática a cultura, o ritmo e a habilidade de uma das formas de expressão cultura afro.

A recepção dos pequenos com a atividade também não poderia ter sido outra. Animados eles dançavam e batiam palmas para animar mais o ambiente e a empolgação dos capoeiristas do CAE Nova Esperança. A apresentação também chamou a atenção de quem passava pela unidade pelos cantos e habilidades das crianças ao realizar as difíceis acrobacias da dança. 

Download das fotos em alta resolução
Carregando