Eu amo Rio Negrinho

Prefeitura de Rio Negrinho promove prêmio a projetos de inovação na Saúde

Projeto “Saindo dos Muros”, envolveu unidades de Saúde que buscaram boas práticas na área
12/11/2018 10:44

Buscar formas de atuar na medicina preventiva, garantindo melhor qualidade de vida à população. Esse foi o tema central do Prêmio Inovações e Boas Práticas em Saúde de Rio Negrinho “Saindo dos Muros”, organizado pela Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Saúde. Na sexta-feira, 14 projetos desenvolvidos nas unidades de Saúde foram apresentados a uma banca avaliadora, com o objetivo de conhecer as ações já realizadas na cidade.

A coordenação do projeto é da enfermeira Fabiana da Luz. “Procuramos identificar e disseminar as práticas bem sucedidas que estão sendo desenvolvidas para melhorar a saúde em nosso município”, frisou ela, que é coordenadora da Atenção Primária na Secretaria de Saúde. Fabiana lembrou ainda que as ações ocorrem entre os anos de 2017 e 2018. “São boas práticas com resultados comprovados, melhorando a qualidade do serviço”, explicou ela. Já a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso ressaltou o empenho de todos os envolvidos. “Isso não aconteceria se vocês não estivessem empenhados. O meu agradecimento não tem nominativas, são para todos vocês”, destacou a secretária.

O prefeito Julio Ronconi enalteceu a necessidade de se buscar novas formas de trabalhar a medicina preventiva. “Dias atrás conversava com um médico sobre a grande quantidade de remédios que a população vem pegando. Não é só o entregar o remédio, precisamos descobrir qual a causa para as doenças e buscar soluções”, explicou. “Por exemplo, temos um grande número de pessoas com pressão alta. Precisamos entender o que está causando isso e trabalhar formas para se evitar isso. Temos que trabalhar com ações preventivas, buscar novas metodologias”, analisou.

Julio ainda destacou a qualidade dos projetos desenvolvidos pelas unidades de Saúde. “Eu tenho certeza que o resultado desse evento vai se estender para outros municípios. O resultado dele vai chegar a vários cantos do país. Várias ações que são frutos de aplicação em seus Postos de Saúde podem ser cadastradas em prêmios nacionais”, ressaltou o prefeito, que também parabenizou os envolvidos. “Quero parabenizar essa dedicação que vocês têm com as pessoas. Isso é o que mais importa. A gente sabe que não é fácil, mas vocês mostram o empenho de vocês”, encerrou ele.

 

Projetos

- Projeto Olhar do Bem

- Projeto Intervenção Multidisciplinar Para Redução do Tabagismo na ESF Vista Alegre

- Projeto O Desafio de Implantação de Auriculoterapia na ESF Campo Lençol

- Projeto Mão que cria... Mente que alivia!

- Projeto Balada do ESF Quitandinha: uma parceria UESF, escola e comunidade contra

IST`s

- Projeto Relato de Experiência: Intervenções para aumentar a adesão ao exame de preventivo do colo uterino das usuárias - ESF Industrial Norte

- Projeto ¨Tempo para Si¨: Atenção a Saúde Mental do Trabalhador

- Projeto Grupo das Fuxiqueiras - Contexto Social

- Projeto Reabilitação Oral em Pacientes com Doenças Crônicas

- Projeto Gestão das Filas de Espera no Centro Integrado de Saúde

- Projeto Desafio Pró - Saúde

- Projeto Ambiência, Acolhimento e Promoção de Saúde

- Projeto Construindo o Amanhã!

- Projeto Experiência da Implantação do INTO - Índice de necessidade de tratamento odontológico: Uma Nova abordagem para controle de cárie com impacto positivo na saúde bucal

Download das fotos em alta resolução
Carregando