Casa Lar recebe palestra sobre primeiros socorros

No encontro, foram ensinadas ações rápidas direcionadas a adultos e crianças
25/09/2018 16:08

Sabendo que as situações de emergência podem ocorrer a qualquer momento e, que na maioria das vezes, o pânico pode acabar tomando conta das pessoas. A Prefeitura de Rio Negrinho recebeu nesta segunda-feira uma palestra sobre primeiros socorros para os funcionários da Casa Lar. A ação da Secretaria de Assistência Social foi coordenada pelo bombeiro Tiago Schroeder, que chamou a atenção que essas atitudes podem dar suporte para que o estado de saúde da pessoa não se agrave até que o socorro profissional chegue.

É de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais. Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, podem evitar complicações futuras e inclusive em alguns casos salvar vidas. Manter a calma e prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da vítima são alguns dos pontos que foram ressaltados pelo bombeiro. “Essa palestra tem esse objetivo de ajudá-las em acidentes com crianças e adultos. Já que esses tipos de atendimento tem algumas diferenças”, ressaltou Tiago. “Vocês não devem auxiliar sem ter algum conhecimento, a intenção pode ser boa, mas muitas vezes podem complicar a situação da pessoa”.

Primeiramente, ao encontrar alguém caído e desacordado, a pessoa deve se aproximar, manter a área segura e começar os procedimentos. Com a mão esquerda, inclinar a cabeça e elevar o queixo da vítima para deixar a via área aberta, assim o ar consegue passar mais facilmente. Entretanto, se a vítima tiver sofrido um acidente, como atropelamento ou queda de altura, deve-se evitar mover o pescoço ou movimentá-la. “Assim, vocês devem posicionar as mãos entrelaçadas no centro do tórax, acima do osso da vítima, exatamente entre os mamilos, em cima do coração”, explica. “Fiquem com o corpo diretamente por cima das mãos, para que seus braços estejam retos e firmes”.

O próximo passo é fazer uma massagem cardíaca. “Pressione a região onde estão posicionadas as mãos de forma vigorosa, utilizando o peso do corpo como apoio”, frisa Tiago. Cada movimento gerará um afundamento de 5 cm do tórax, o que significa que a pessoa deve fazer um compressão ritmada por segundo. O procedimento deve ser realizado até o coração da pessoa voltar a bater ou até o socorro chegar. “Assim que a ajuda profissional chegar, você deve deixar o caminho livre para a equipe agir”, finalizou.

Para a secretária de assistência social Giseli Rückl Anton, a intenção da ação é dar mais segurança para todos os envolvidos na Casa Lar. “É muito preocupante que as pessoas ainda não saibam como agir em casos de acidentes, pois isso pode fazer a diferença na vida dessa pessoa e de alguém especial para ela”, comentou. “Por isso, acredito que com essa palestra todos puderam tirar algo positivo que será muito bem usado quando necessário”, comentou.