Rede municipal de ensino tem destaque no Ideb

Índice que mede o nível da educação nos anos iniciais e finais cresceu nos últimos anos
11/09/2018 14:18

Nesta semana a Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Educação, recebeu dados positivos relacionados ao aprendizado dos estudantes no município. As unidades de ensino fundamental dos anos iniciais e finais alcançaram o percentual de nota acima da média em comparação com os anos anteriores. Os dados de 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana anterior, permitem identificar as escolas públicas que mais melhoraram em relação a si mesmas nas categorias nacional, estadual e municipal.

Com dados lançados a cada dois anos desde 2007 pelo Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, o Ideb é o principal índice de avaliação do ensino público a nível nacional. Considerando fatores como taxa de aprovação das escolas e as médias obtidas pelos estudantes em uma avaliação de matemática e português, conhecida como Prova Brasil, o aprendizado é quantificado a partir de uma escala de 0 a 10. O índice ainda busca atingir o patamar educacional semelhante ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil tem como objetivo alcançar a média 6 em todas as etapas até 2021.

Uma das escolas, nos anos iniciais, que se destacou foi a EMEBI Padre Claudio Longen com nota 7.9, superior a expectativa de média nacional. Em segunda posição ficou a EMEB Aurora Siqueira Jablonski que saltou de 5.2, dado de 2007, para 7.0 em uma década. O terceiro destaque foi para a Escola Frederico Lampe, que partiu de uma nota baixa (3.5 em 2007) para chegar a 5.1 em 2017. Nos anos finais a Escola Aurora também repetiu o resultado positivo, ficando em primeiro lugar com média 5.6. Na EMEB Professor Quiliano Martins, a nota foi 3.9 para 5.1 em apenas 4 anos.

Para o prefeito Julio Ronconi, o desempenho das escolas é resultado de um trabalho pedagógico que vem sendo feito nas unidades há vários meses com intuito de valorizar as habilidades dos estudantes. “Orientamos para que os professores sempre pensem em práticas pedagógicas que aproximem diversas disciplinas. O diferencial desse resultado é fruto de um trabalho reflexivo e de qualidade que só traz benefícios para os nossos estudantes”, ressaltou.

Outra ação que impulsionou os resultados, segundo a secretária, foram as capacitações para os professores, onde foram realizados encontros pedagógicos para atualizar os conhecimentos e planejar as atividades de sala de aula. “Com apoio de todos, conseguimos investir no servidor da educação e tudo isso com foco no aluno. Um dos resultados extremamente significativos foi a do Padre Claudio Longen que conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério para o ano de avaliação do IDEB”, comemorou a secretária de Educação Darli Frota Tandalo.