Unidades escolares participam de feira de tecnologia no IFC

Reunindo os alunos do 9º ano, a ação buscou divulgar os avanços trazidos pela ciência
10/09/2018 15:31

Com o objetivo de incentivar o contato com a ciência a fim de divulgar os avanços trazidos pela inovação tecnológica, os estudantes do 9º ano das unidades de ensino participaram da 2ª Semana de Tecnologias da Informação e Comunicação do Instituto Federal Catarinense, (IFC) no campus de São Bento do Sul. A visitação foi coordenada pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e ainda contou com a apresentação de três palestras sobre a importância do ensino médio integrado.

Caixas de som inteligentes, carros autônomos e óculos de realidade aumentada são alguns dos avanços tecnológicos no cenário mundial. Além disso, as redes sociais também estão cada vez mais preocupadas em combater as notícias falsas para mudar a forma como a informação é consumida por milhões de pessoas. “Mostrar trabalhos tecnológicos que podem estar próximos aos alunos é um grande passo”, ressalta a secretária de Educação Darli Frota Tandalo. “Tudo isso só ajuda a construir a personalidade deles, que se sentem mais engajados a fazer a diferença na vida das pessoas”.

A visita reuniu os estudantes das unidades: EMEB Prefeito Frederico Lampe; EMEB Professora Selma Teixeira Graboski; EMEB Professora Lucinda Maros Pscheidt; EMEB Prefeito Henrique Liebl; EMEB Professor Quiliano Martins e EMEB Professora Aurora Siqueira Jablonski. Inicialmente foi realizado um tour para conhecer a estrutura física acompanhado por explicações sobre o processo de inscrição e seleção dos alunos. O final do evento foi destinado a palestras sobre o ensino médio integrado sobre a rotina dos cursos da unidade.

Darli ainda destaca que a inserção de iniciativas como essa de visitação, mostram ainda aos estudantes a necessidade de se pensar de forma criativa sobre as mudanças na sociedade. “Sabemos que as crianças de hoje vão se deparar com muitas situações inesperadas em suas vidas e precisarão pensar e reagir criativamente a isso. E, para estimular essa criatividade, precisamos dar às crianças a chance de criar e desenvolver essa habilidade”, complementa.