Banco de Materiais Ortopédicos recebe verba para aquisição de equipamentos

Com a iniciativa, cerca de 132 materiais estarão disponíveis para empréstimo à população
31/08/2018 15:08

Como forma de auxiliar aos que necessitam, a campanha “Elas não caminham sozinhas” do Projeto Banco de Materiais Ortopédicos contará com a aquisição de cerca 132 equipamentos. Nesta semana, o Ministério Público apresentou-se favorável a aquisição dos materiais, destinando cerca de R$ 28.391,25 para a compra de novos itens. Desenvolvida pela Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Saúde, a iniciativa busca arrecadar com a comunidade materiais ortopédicos não utilizados para que possam estar disponíveis para quem precise.

Com a arrecadação de cadeira de rodas a muletas, a iniciativa vem ganhando forma a cada semana. Conforme a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso, esses são os materiais mais procurados. “Emprestamos para as pessoas por tempo indeterminado, ela só devolverá quando não precisar mais”, ressalta ela, destacando que a ideia do banco foi do vereador Willian Righetto. Com o auxílio do Ministério Público, a iniciativa poderá alcançar maior número de cidadãos. “Eles não auxiliarão apenas pessoas acidentadas, mas também as pessoas idosas em suas atividades”.

No ano anterior, o projeto já recebeu doações da Unimed e da Fundação Nova Vida. Entre os materiais destinados à unidade de saúde estiveram: cadeira de rodas, cadeira de banho, muleta, andador, botas imobilizadoras, comadres e papagaio de inox. Já a Fundação ficou responsável pela doação de muletas, andadores, tipoias, cadeiras de rodas e de banho. A secretária ainda ressalta que a comunidade também vem mobilizando-se com a campanha efetuando a doação e devolução dos materiais conforme o caso de cada um.

Para adquirir

Para solicitar o material ortopédico é necessário ir até a Secretaria de Saúde e preencher um requerimento de responsabilidade pela conservação e devolução do equipamento. Após isso, a pessoa fica em uma fila de espera e o contato é feito por telefone para a retirada. A Secretaria de Saúde ainda reitera que essa é uma oportunidade que pode fazer a diferença na vida de alguém, já que materiais como este possuem um valor alto para aquisição. Além da espera, os cidadãos são acompanhados por uma assistente social durante o processo de entrega.

Entre os materiais adquiridos com a verba, estão:

- 20 unidades de colchão anti-escara;

- 20 unidades de colchão caixa de ovo;

- 20 unidades de andador articulado de alumínio;

- 15 unidades de muleta canadense articulada;

- 10 unidades de cadeira de banho para obesos;

- 10 unidades de muleta axilar 3 em 1 alumínio;

- 6 unidades de cadeira de rodas para obesos;

- 5 unidades de tala de PVC para punho e polegar;

- 5 unidades de papagaio;

- 5 unidades de bota imobilizadora anatômica;

- 5 unidades de colar cervical com apoio mentoniano;

- 5 unidades de tipoia funcional para membro superior;

- 3 unidades de cadeira tilt em encosto reclinável;

- 3 unidades de colete putti baixo.