Eu amo Rio Negrinho

EMEB Henrique Liebl realiza Concurso Interno de Fotografia

A ação coordenada pelo Nutec reuniu cerca de 34 fotografias sobre a unidade e arredores
10/08/2018 14:57

O uso de fotografias em sala de aula constitui um dos mais importantes aprendizados da compreensão histórica. Neste ano, para aprimorar os trabalhos desenvolvidos dentro da EMEB Prefeito Henrique Liebl, os alunos Núcleo Escolar de Tecnologia e Comunicação (Nutec), organizado pela Prefeitura de Rio Negrinho, participaram do concurso interno de fotografia. Durante as aulas, os estudantes puderam fotografar no espaço da escola e no bairro que resultou em aproximadamente 34 registros.

Por meio da fotografia e da linguagem visual, os estudantes são estimulados a perceber a realidade a sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores e oferecendo a prática da cidadania no meio em que vivem. “Percebemos que os jovens ficam mais atentos ao que acontece ao seu redor e também às condições da escola. É uma forma de incentivá-los a se apropriarem do espaço”, disse Silvia Maria de Brito, coordenadora do núcleo. Após a captação, as fotografias foram divulgadas no WhatsApp e votadas por pessoas de diferentes grupos.

O concurso premiou quatro alunos dos anos iniciais aos finais. Cristian José Pscheidt e Welliton Kaike de Lima Pereira representaram o 9º 1 e 2 com o primeiro lugar na categoria infantil. Buscando um olhar de conscientização sobre meio ambiente nas escolas, Wilian de Lima, 5º ano 1, Maria Eduarda Melo Alanço, 2º ano 2, conquistaram também o primeiro lugar na categoria infantil.

 

O Nutec

Qualificar e potencializar os recursos de tecnologia e comunicação nas salas de aula. Esse é o objetivo buscado pelo Núcleo Escolar de Tecnologia e Comunicação, (Nutec), desenvolvido pela Secretaria de Educação. Por meio dele já foi possível organizar tardes culturais que movimentaram todos os alunos, familiares e professores da unidade. Ações como estas são realizadas desde o início do ano, contando com aulas de culinária e torneios de laço e vídeo game.

Para a escolha é lançado um edital que convida os alunos do 1º ao 9º ano para participarem. Após o convite, realiza-se um sorteio onde um estudante de cada turma é selecionado. “Fazemos essa votação todos os anos e a participação deles é extremamente grande. A cada nova ideia proposta, eles cativam os mais pequenos a participarem e prosseguirem futuramente com este trabalho”, conta a coordenadora.

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando