Eu amo Rio Negrinho

Projeto “Aprendendo com os Animais” é tema em sala de aula

Para a dinâmica sustentável, os alunos do CMEI Algodão Doce montaram um terrário
08/08/2018 15:00

No Centro Municipal de Educação (CMEI) Algodão Doce, a professora Fernanda Rodrigues Xavier encontrou uma forma divertida de iniciar a manhã desta quarta-feira. Foi através da montagem de um terrário que ela promoveu aos alunos do nível 2 o contato com diferentes espécies e matérias. A atividade faz parte do Projeto “Aprendendo com os Animais” que visa conscientizar as crianças sobre a importância em se preservar a biodiversidade.

Aproveitando a curiosidade dos alunos, a professora explicou sobre a importância em se respeitar e preservar a natureza desde o meio rural ao urbano. Além dos resultados positivos para as gerações futuras, o projeto ainda pode auxiliar na construção pessoal da criança. “Nas escolas aprendemos sobre os animais e plantas através de músicas, maquetes e pinturas”, conta Fernanda. “Mas foi pesquisando sobre os terrários que vi que era possível fazer algo assim e que as crianças ainda poderiam fazê-lo em casa”.

O contato com a natureza já era algo comum para as crianças, a profissional ainda ressalta que os alunos falavam sobre os animais domésticos e que brincavam com as plantas no intervalo das aulas. “As crianças nessa idade escolar possuem um pleno desenvolvimento de suas capacidades de simbolização, foi aí que fui inserindo e explicando sobre a função de cada uma das espécies na natureza”, lembra. Outro ponto levantado na dinâmica foi o respeito, proteção e valorização com todos os animais, uma vez que a criança pode absorver as práticas negativas que possa vivenciar no cotidiano.

Para a montagem, a professora organizou os alunos em roda e foi mostrando os componentes que iriam nele. Os terrários são modelos de ecossistemas terrestres em pequena escala por meio dos quais, procura-se reproduzir as condições do meio ambiente. “Separei um recipiente de vidro e fui chamando aluno por aluno para me auxiliar. Suculentas, pedrinhas e terra vegetal foram utilizados. Por fim colocamos uma minhoca para representar os animais, foi aí que os alunos se empolgaram para fazer com os pais”, complementa.

Download das fotos em alta resolução
Carregando