Eu amo Rio Negrinho

Estudantes aprendem soluções empreendedoras com o jogo “Se Vira”

A dinâmica faz parte do Projeto Pense Grande e vem conquistando jovens de todo o país
06/08/2018 17:40

Um jogo onde não há competição, todos são vencedores. Ensinando e aprendendo, os alunos são organizados em equipe para auxiliar um ao outro para o melhor resultado do personagem nos percursos da vida adulta. Foi com esse objetivo que os estudantes do terceiro ano da Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega reuniram-se nesta segunda-feira no pátio da unidade. A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae e a Fundação Telefônica Vivo, e neste primeiro encontro teve a parceria da Prefeitura de Rio Negrinho.

Aproximando os alunos com a realidade que está cada vez mais perto: as responsabilidades do emprego, as cobranças dos familiares e como administrar a vida financeira. O jogo tem características dos clássicos jogos de RPG e nele os alunos devem incorporar os personagens, conhecendo seus pontos fracos e fortes. Pneu furado, um acidente no caminho do trabalho ou os compromissos assumidos por um empreendedor são os desafios encarados no tabuleiro. “São coisas tão habituais na vida adulta que nos esquecemos dos mais jovens que estão começando com isso”, contou Kawana Bonfani Sanches, gestora pública da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Após o término do jogo, perguntas foram levantadas sobre os momentos mais difíceis encontrados pelos estudantes. E o pátio que antes era sinônimo de inquietação ganhou a voz de questionamentos e sugestões. “Me vi em muitas situações que posso encarar futuramente, achei uma forma bem diferente de ensinar algo que estamos com tanto receio de encarar”, ressaltou a aluna Aline dos Reis Pereira. Na conversa ainda foi enfatizado que muitas situações do jogo podem ser evitadas com estratégias, como: buscar o aprimoramento através de cursos, encontrar locais de trabalhos que estimulem o crescimento profissional e fortalecer os vínculos e iniciativas que façam a empresa se aprimorar.

 

O Projeto Pense Grande

Pense Grande é um programa voltado para jovens, que atua através de palestras, dinâmicas, capacitações e jogos. Durante as ações, eles têm a oportunidade de conhecer o mundo dos negócios pensando em estratégias que podem impulsioná-la. Atuando desde 2013, já esteve presente em vários estados do país e já envolveu mais de 50 mil jovens, compartilhando uma metodologia que se apoia em três pilares: Empreendedorismo, Tecnologia e Comunidade. Em Santa Catarina, os encontros já ocorreram em Joinville, Mafra e Palhoça.

Além dos campos profissionais, o jovem ainda tem o contato com a tecnologia que também poderá ser utilizada em favor das suas ideias, como, por exemplo, melhorar a realidade do seu bairro ou escola. Para entrar em contato com os responsáveis, basta acessar: http://pensegrande.org.br/

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando