Programa estimula produtores a inovarem em suas propriedades

01/08/2018 14:05

Nas próximas semanas, inicia em Rio Negrinho o programa Negócio Certo Rural, desenvolvido pelo Sebrae e que estimula os produtores rurais a inovarem seus produtos e serviços, abrindo novas oportunidades de negócio. Na cidade, a ação é coordenada pela Prefeitura de Rio Negrinho, e contará com a parceria dos Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais, e que deverá atender nesta primeira etapa 15 propriedades.

O Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais. Auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes como na implantação de novas atividades. “O objetivo é estimular que os empreendedores rurais inovem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades como, por exemplo, investir no turismo rural, um negócio estratégico para o campo”, explica o secretário de Agricultura Hélio Clemente.

Pelo programa, são no total 46 horas de capacitação, distribuídas ao longo de três meses de trabalho, acompanhadas por um consultor da área. São encontros que acontecem no final de semana, a cada quinze dias, definidos os horários e datas em conjunto com o grupo de agricultores participante. Após os encontros de capacitação, também acontecem duas horas de consultoria individual em cada propriedade. “É uma oportunidade para que os produtores rurais possam ver as possibilidades de suas propriedades, conseguindo gerar mais renda”, cita o prefeito Julio Ronconi, que trabalhou detalhes do programa com Hélio nesta semana. A capacitação também representa custo zero para a Prefeitura e para os produtores.

Conteúdo

O programa apresenta conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas para que o estudo seja agradável e para que o empreendedor rural possa relacionar o que está estudando com a prática de sua rotina na propriedade. As tarefas práticas envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da região, buscar informações para avaliar as ideias e elaborar um plano de negócios.

A metodologia do programa foi ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e/ou descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal etc.