Comitê de combate a dengue discute as próximas ações

Ações nas escolas e em rádios estão programadas para os próximos meses
01/08/2018 10:01

Integrantes do comitê estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (11), no auditório da Secretaria de Saúde com intuito de promover mais atividades que mobilizem a população sobre o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. O encontro é realizado mensalmente e já dispôs à comunidade visitas a residências, conscientização nas unidades de ensino e o projeto “Caçamba nos bairros” que facilitou a coleta de resíduos que atraem o mosquito.

A preocupação já começou com os primeiros surtos de dengue no Estado e para isso foi organizado dentro do próprio grupo uma aproximação com os diversos setores da Prefeitura. Secretarias de Saúde, Educação, Finanças, Cultura, Vigilância Epidemiológica e Fundação Hospitalar fazem parte do comitê. “Acreditamos que podemos melhorar ainda mais a situação da cidade, que não é ruim, mas para que não se interrompa precisamos estar sempre relembrando a população”, comentou Luís Eduardo Rodrigues, médico e diretor técnico da Secretaria de Saúde. Além das unidades municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samae, Paróquia Santo Antônio de Pádua, Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira, EEB Jorge Zipperer e EEB Profª Marta Tavares complementam o grupo.

Durante o encontro foi discutido formas de alertar a população, já que o descuido pode ser maior devido às baixas temperaturas. “O inverno pode dificultar a proliferação do mosquito, mas não podemos deixar de checar a água acumulada em calhas e potes de flores, por exemplo”, ressaltou Liege Kruger, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Outra pauta levantada pelo grupo foi a preocupação relacionada às vacinas de poliomielite e febre amarela. Devido a pouca procura da população, a Secretaria utilizou o espaço para relembrar da importância que ela promove. “Assim como o Aedes aegypti pode causar uma série de doenças, o mesmo ocorre com elas”, frisou. “Essa semana terminaremos ações de vacinação nas unidades de saúde do interior, agora o próximo é intensificar por aqui”.

O comitê ainda reforçará as atividades na Semana de Combate a Dengue que ocorre em Setembro. Outra ação discutida foi instituir uma data no calendário de eventos do município para que as unidades de ensino possam auxiliar a conscientização através de alunos e familiares. A próxima reunião do grupo ocorrerá em 08 de agosto.

Fotos e texto: Thaline Cardoso