Eu amo Rio Negrinho

Secretaria de Saúde promove ações contra a violência

Informar e prevenir novos casos são os objetivos buscados pelos profissionais
01/08/2018 09:58

Como forma de diminuir os dados preocupantes relacionados à violência, a Prefeitura de Rio Negrinho vem desenvolvendo ações para conscientizar a população.  A atenção para o tema vem movimentando todas as unidades de Saúde. Assédio moral, violência sexual, doméstica e acidentes de trânsito ilustram banners, capacitações e divulgação de canais de denúncia e apoio.
De acordo com o médico Luís Eduardo Rodrigues, diretor técnico da Secretaria de Saúde, os casos afetam diretamente a realidade das unidades de saúde. “Há muito o que ser feito para mudar esse quadro. É necessária uma ação coordenada com a sociedade para que haja, pelo menos, uma estabilização dos números oficiais”, ressalta. Em 2016, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, (IPEA), mostraram que ocorrem cerca 15 homicídios por 100 mil habitantes no estado, um aumento de 4,9% em relação a 2015.
A cada ano a Secretaria realiza com as unidades de Saúde uma campanha lúdico comunitária, o “Saindo dos Muros”. Nela são solicitados aos envolvidos a criação de conteúdos de uma forma diferenciada, eles vão desde a criação de canções até confecção de cartazes informativos. “Não atingimos apenas o problema final, mas as suas causas também. Por exemplo, conscientizamos sobre o uso do álcool na direção”, relembra Luís.
A programação deste ano tem um diferencial, nos próximos meses haverá uma capacitação aos profissionais sobre aproximação dos canais de denúncia com a população. Outra ação é o desenvolvimento de materiais gráficos sobre os temas, entre eles o suicídio.

Fotos e texto: Thaline Cardoso

Download das fotos em alta resolução
Carregando