Assistência Social promove capacitação para os servidores do Abrigo Institucional

25/06/2018 15:03

A Prefeitura de Rio Negrinho realizou na sexta-feira uma capacitação para os servidores ligados ao abrigo institucional de crianças e adolescentes. O evento durou todo o dia e foi ministrado pela professora doutora Darlene de Moraes Silveira, profissional com ampla experiência na Política de Assistência Social e da Criança e do Adolescente, com o objetivo de Aprimorar a compreensão sobre as competências, diretrizes e trabalho social no serviço de acolhimento institucional.

A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social e pensada para abranger toda a equipe do Abrigo, especialmente as monitoras, que não podem se ausentar por muito tempo de suas atividades devido à rotina de cuidado com as crianças e adolescentes do Abrigo que funciona 24 horas. “Capacitações em outros municípios ou por iniciativa do Governo do Estado, limitam a participação dos trabalhadores devido à distância e indisponibilidade de tempo ficando restrita, geralmente, à equipe técnica”, ressaltou a secretária Giseli Ruckl Anton.

Nesta primeira etapa, Darlene abordou “O acolhimento institucional de crianças e de adolescentes: atribuições e funções da equipe técnica e dos educadores/orientadores sociais”. Está programado para o dia 29 a segunda etapa da capacitação, com o objetivo de promover o debate sobre a afirmação de direitos de crianças e de adolescentes e o serviço de acolhimento institucional no SUAS, aprofundando os fluxos, competências e funções inerentes ao serviço.

Na primeira etapa, além dos técnicos e monitores do abrigo estiveram presentes a secretária Giseli Ruckl Anton, e representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Assistência Social, do Sistema Judiciário e do Conselho Tutelar.