Prefeitura reúne famílias para falar sobre regularização fundiária

Os encontros foram organizados pela equipe técnica da Secretaria de Habitação
08/06/2018 15:28

Na noite de quinta-feira, duas reuniões foram realizadas com famílias de Rio Negrinho, e com um tema em comum: a regularização fundiária de áreas hoje ocupadas. A primeira ocorreu no bairro Vista Alegre e a segunda no bairro Alegre. Os encontros foram organizados pela equipe técnica da Secretaria de Habitação, e contaram com a presença de técnicos, do secretário Tcharles Purim, e do prefeito Julio Ronconi.

Na Vista Alegre, cerca de 30 famílias ouviram sobre o projeto de regularição do assentamento denominado Vista Alegre. Na ocasião, Julio explicou que os trabalhos só puderam ter andamento agora, em razão do asfaltamento da rua Francisco Baum, finalizado recentemente. “Essa pavimentação era uma exigência da Caixa para a implantação do loteamento aqui na Vista Alegre e que vinha sendo solicitado dos técnicos desde 2013, e que apenas agora foi realizado”, frisou ele.

A arquiteta Elaine Schoeffel Butron explicou sobre o edital de chamamento de empresas, que será publicado até a próxima semana, e que fará a contratação direta com a Caixa para a construção das casas e realizar toda a infraestrutura necessária no loteamento. Já a assistente social Maria de Lourdes Silva deu orientações em relação à documentação e informou que o Trabalho Técnico Social será retomado em julho, com a oferta de cursos de marceneiro, culinária (doces e salgadinhos) além de palestras e oficinas para as famílias beneficiadas.

Já no bairro Alegre a reunião foi realizada com os moradores da área de regularização fundiária denominada de Loteamento Miranda, onde a regularização registral está sendo realizada através do projeto Lar Legal, via judicial. Na reunião, o secretário de Habitação informou que o processo já tramitou em julgado. “Agora ele será encaminhado ao Registro de Imóveis que fará a verificação e posteriormente a abertura das matrículas”, frisou Tcharles Purim. Os moradores relataram ao prefeito as dificuldades que encontram pelo fato da área não estar regularizada, como a falta de energia elétrica, água, esgoto, patrolamento de rua, coleta de lixo, entre outras. As questões foram todas anotadas e serão encaminhadas aos setores pertinentes.

Já o prefeito enfatizou que a Prefeitura, através da Secretaria de Habitação, tem dedicado atenção especial para sanar as irregularidades dos loteamentos. “Queremos que todos tenham acesso a infraestrutura básica, moradia digna e melhor qualidade de vida”, destacou Julio.