Eu amo Rio Negrinho

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência toma posse

A posse ocorreu na manhã desta segunda-feira, na Sala de Reuniões da Prefeitura, e o conselho terá a função de trabalhar políticas públicas em prol das pessoas com deficiência
28/05/2018 10:20

Rio Negrinho passa a contar com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD). A posse ocorreu na manhã desta segunda-feira, na Sala de Reuniões da Prefeitura, e o conselho terá a função de trabalhar políticas públicas em prol das pessoas com deficiência. A presidência será de Tatiane Marega, tendo por vice Cristiane Terezinha Vaz, e como secretária Kerstin Ellen Hantschel.

A discussão para criação do Conselho em Rio Negrinho iniciou ainda em 2015, quando foi aprovado a instituição de uma comissão intersetorial para estudar a implementação deste órgão. Esta comissão foi a responsábel em elaborar a lei, aprovada em 2016 e, a partir daí, iniciou o processo de efetivação do Consellho. Em abril, ocorreu o Fórum para eleição da sociedade civil e após, em sequência, a formalização do conselho.

Para o prefeito Julio Ronconi, o órgão é de fundamental importância para que colabore com a Administração Pública para apontar as necessidades e mudanças em benefício das pessoas com deficiência. “Estamos programando inclusive um ato, para percorremos o Centro da cidade com cadeiras de rodas para que possamos sentir na pele as dificuldades e buscar soluções de mobilidade para todos”, ressaltou Julio. Ele ainda disse durante a reunião que vem cobrando da empresa concessionária do transporte coletivo, a Transtusa, para que adapte seus ônibus para o transporte de cadeirantes. “Eles nos falaram que em alguns pontos, é necessário adequar as calçadas. Faremos isso também”, apontou o prefeito.

O vice-prefeito Roberto Albuquerque parabenizou os integrantes do Conselho, por se doarem em prol da sociedade. Na mesma linha de discurso seguiu a secretária de Assistência Social Giseli Ruckl Anton, que destacou a importância do conselho para Rio Negrinho.

 

Novos Conselheiros

 

Representantes Governamentais

Secretaria de Saúde

Titular: Maria de Fátima Fernandes

Suplente: Haiat Zahra

 

Secretaria de Educação

Titular: Cristiane Terezinha Vaz

Suplente: Iliane Roeder

 

Secretaria de Assistência Social

Titular: Sueli Iraci de Lima

Suplente: Emilly Cristina Pscheidt

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Titular: Kawana Bonfanti Sanches

Suplente: Odilaine Liebl

 

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente

Titular: Eloise Yoshiko Kamei

Suplente: Sabrina Juliene Neppel

 

Representantes da Sociedade Civil

Associação de Moradores do Bairro São Pedro

Titular: Tatiane Marega

Suplente: Ademir Ribeiro da Mota

 

Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS

Titular: Beatriz Grober Bail Tureck

Suplente: Lourdes da Silva Souza Pires

 

APAE

Titular: Dirlene Schroth

Suplente: Clicia Maria Schroeder

 

Associação de Moradores do bairro Vista Alegre

Titular: Genésio Barbosa

Suplente: Frederico Collet Junior

 

Associação de Pais e Amigos da Audiocomunicação – APAAC

Titular: Kerstin Ellen Hantschel

Suplente: Miguel Braz Alves Fernandes

Download das fotos em alta resolução
Carregando