2.463 crianças participam de oficinas de iniciação artística e desportiva

23/05/2018 08:44

Atualmente, 2.463 crianças de Rio Negrinho participam de oficinas de iniciação artística e desportiva, oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Educação e da Fundação Municipal de Esportes. No contraturno escolar, eles têm aulas de Banda e Corpo Coreográfico, Tênis de Mesa, Dança, Teatro, Natação, Karatê, Futebol de Campo, Voleibol, Handebol, e Futsal.

A iniciativa visa promove atividades de contraturno escolar que procura aperfeiçoar as habilidades dos estudantes, explorando seus potenciais cognitivos, esportivos e criativos, fortalecendo valores e atitudes que contribuam para um crescimento harmônico e a formação da cidadania do jovem. “Procuramos oferecer atividades sadias para as crianças, para que elas possam ocupar o tempo livre quando não estão em sala de aula, e os resultados são fantásticos”, ressalta o prefeito Julio Ronconi.

A determinação para ampliar o número de oficinas pedagógicas em Rio Negrinho partiu do prefeito. “Era necessário oferecer algo a mais aos nossos estudantes, para o período que não tivessem em sala de aula, e as oficinas pedagógicas são um dos melhores instrumentos para isso”, analisa ele, ressaltando o empenho da Secretaria de Educação, através do Departamento de Iniciação Esportiva e Artística, e da Fundação de Esportes, para tornar o projeto realidade.

A ampliação teve início no começo do ano passado, inicialmente com o levantamento de quais modalidades de oficina teriam maior demanda de alunos. Para isso, uma pesquisa foi feita com todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, que responderam suas preferências e, com base no questionário, observou-se quais suas preferências.

A partir de então, dentro da própria Rede, foi lançado um edital interno para os professores de Educação Física e Artes apontarem quais oficinas teriam interesse em ministrar. Definidas as oficinas e professores que as ministrariam, foram então chamados os alunos conforme o interesse respondido no questionário.

Banda e corpo coreográfico – 230 alunos

Tênis de mesa – 219 alunos