Eu amo Rio Negrinho

Rio Negrinho participa do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de fundação, dirigentes da área cultural e servidores
16/05/2018 08:14

Rio Negrinho esteve entre os 120 municípios que participaram do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em Bombinhas. O objetivo do evento é proporcionar a integração das regiões catarinenses e promover o debate das políticas públicas do setor, com a ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura - MinC, as prefeituras e o Governo do Estado. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de fundação, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.

O Diretor Presidente da Fundação de Cultura de Rio Negrinho e integrante do CONGESC integrado a Fecam, Adilson Figueiredo, afirmou que o evento traz uma grande oportunidade de aprendizado e troca de experiência na área. “É o segundo Fórum que participamos representando Rio Negrinho e colhendo ideias para o desenvolvimento da cultura. A cultura de nossa cidade está se preparando para uma mudança de paradigmas e caminha a passos firmes, consciente que o trabalho de casa deve ser feito com a comunidade, associações, Conselho Municipal de Política Cultural, com os empresários que apostam seus investimentos na Cultura. Voltamos com novas percepções e ideias de como promover ainda mais as iniciativas”, ressalta Adilson.

A professora doutora, Yolanda Flores e Silva abriu o Fórum falando sobre a importância da cultura na gestão pública e na vida das pessoas. A análise da palestrante reforça que a cultura não se baseia apenas no foco patrimonial. “Não, a cultura envolve pessoas e ela está em todos os segmentos da sociedade, a cultura está em tudo”. Da região da AMUNESC participaram do Fórum as cidades de Araquari, São Francisco, Rio Negrinho e Garuva.

Durante o Fórum foi lançado o Circuito Estadual de Cinema Infantil. Houve a distribuição do kit contendo um DVD e cartazes do Circuito. Com este material em mãos, os gestores culturais poderão realizar sessões de cinema nas suas cidades e as crianças da rede municipal de ensino terão a oportunidade de apreciar os filmes catarinenses. O evento também foi marcado pela troca de experiências por meio de exposições, oficinas, apresentações, explanações de como foi para cada município a implementação do Sistema Nacional de Cultura, confraternização e o Prêmio de Boas Práticas Culturais. “Agradeço ao prefeito Julio Cesar Ronconi por acreditar na importância da capacitação de sua equipe e pautar a cultura em seu governo como sendo uma das pastas de maior prioridade, finaliza o presidente da Fundação de Cultura de Rio Negrinho.

O Fórum é uma realização da FECAM, do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – CONGESC e da prefeitura de Bombinhas, com apoio da AMFRI e das demais Associações de Municípios de Santa Catarina.

Download das fotos em alta resolução
Carregando