Prefeitura de Rio Negrinho inicia testes com sistema antipó

03/05/2018 14:42

A rua Paulo Boehn, no Centro, foi a escolhida para servir como teste para aplicação do sistema de antipó. O material vem sendo testado pela Prefeitura de Rio Negrinho como alternativa para as vias sem pavimento, já que apresenta baixo custo comparado ao asfalto, e ao criar uma capa, impede a formação do pó e da lama.

A escolha pela rua deve-se ao baixo fluxo de veículos e um cronograma já vem sendo elaborado pelo prefeito Julio Ronconi e pelo secretário de Infraestrutura Hélio Clemente para atender mais ruas da cidade. “Este é um material novo que estamos testando, que possui características parecidas ao asfalto, mas que não trata-se de asfalto. Absorve rapidamente a chuva, com eficiência e sem gerar acúmulo de poeira e de barro, que são as principais reclamações de moradores”, explica Julio.

O material especial, composto pelo agente anti-pó – mais conhecido como óleo de xisto –, não agride o meio ambiente. O produto é aplicado em duas camadas, o que deixa o local com características ecológicas. Para o trabalho, foi utilizada mão-de-obra da própria Prefeitura, por meio da frente de trabalho da Secretaria de Infraestrutura, tanto na aplicação do produto, quanto na varrição e na aplicação do pó de pedra.

Várias prefeituras do Brasil vem adotando o sistema, considerado de baixo custo e com resultados relevantes para o fim do pó e da lama. Na região metropolitana de Curitiba, vários municípios utilizam o sistema com excelentes resultados.