Eu amo Rio Negrinho

9.788 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Rio Negrinho

Além da vacinação contra a gripe, acontece a mobilização para vacinação contra o tétano e contra a febre amarela
26/04/2018 08:14

Teve início na segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho a campanha de vacinação contra a influenza em Rio Negrinho. O Dia D vai acontecer no município no dia 12 de maio – um sábado -, quando todas as unidades de saúde estarão abertas. A meta da Prefeitura de Rio Negrinho é imunizar 9.788 pessoas, enquadradas nos chamados grupos de risco, que é formado por crianças na faixa etária de seis meses a menores de cindo anos, trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas, idosos, comorbidades e professores.

Além da vacinação contra a gripe, acontece a mobilização para vacinação contra o tétano e contra a febre amarela. "É importante que a população aproveite para se vacinar logo nos primeiros dias e não deixe para a última hora”, explica a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso. A vacina desta campanha contra a gripe imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

 

Tetano

A vacinação contra o tétano estará disponível especialmente para os adultos. Quem não tiver carteira de vacinação, ou a tiver perdido, também pode procurar o posto de saúde para tomar a vacina. O tétano é uma doença que se apresenta de forma grave, geralmente evoluindo para óbito.  A vacinação é a única maneira de evitar a doença, mas é preciso tomar três doses para garantir a imunização, com reforço a cada dez anos.

 

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida ao homem mediante a picada de insetos, em especial dos gêneros Aedes e Haemagogus. As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há um aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença.

A vacina da febre amarela confere imunidade com apenas uma dose e esta indicada para pessoas entre 09 meses e 60 anos de idade, sendo que gestantes, mulheres amamentando e  imunodeprimidos devem evitar a vacina.

Download das fotos em alta resolução
Carregando