Conselho de Assistência Social participa de capacitação

19/04/2018 09:46

O Conselho Municipal de Assistência Social participou na quarta-feira, na Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) da Roda de Conversa “Conselho Municipal de Assistência Social e o Processo de Inscrição de Entidades e/ou Organizações de Assistência Social”. A ação tinha como finalidade de instrumentalizar os membros do conselho para prestação de contas, controle social, atribuições e funcionamento dos conselhos, elaboração de documentos, processo de inscrições de entidades.

O objetivo das capacitações é preparar os conselheiros municipais para a atuação competente no controle social, a partir do conhecimento sobre a política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Conselho de Assistência Social é a instância do Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social, de caráter permanente e deliberativo, de composição paritária entre governo e sociedade civil, em cada esfera de governo, propiciando o controle social desse Sistema.

A secretária Municipal de Assistência Social Giseli Ruckl Anton também participou da Capacitação e frisou a importância dos Conselhos no acompanhamento, avaliação e fiscalização na gestão dos recursos destinados a Assistência Social. “É muito importante que o Gestor da pasta conheça a função de cada Órgão vinculado a sua Secretaria, porque o trabalho efetivo depende da parceria entre gestor e Conselhos”, analisa ela.