Eu amo Rio Negrinho

Curso prepara agentes para orientar sobre os problemas das drogas

A medida visa combater o aumento dos casos envolvendo entorpecentes e álcool na cidade, visto que dados apontam que 80% das ocorrências policiais na cidade são motivadas pelo uso de drogas
04/04/2018 09:20

Teve início nesta semana a capacitação de agentes comunitários, auxiliares e técnicos de enfermagem da atenção básica da Secretaria de Saúde de Rio Negrinho, com o objetivo de prepará-los a levar informações à comunidade sobre os problemas das drogas. A medida visa combater o aumento dos casos envolvendo entorpecentes e álcool na cidade, visto que dados apontam que 80% das ocorrências policiais na cidade são motivadas pelo uso de drogas.

Ao todo, os servidores passarão por 40 horas de capacitação e, conforme a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso, a questão envolve também a Saúde Mental no uso de drogas e álcool. “É um desafio permanente para familiares, profissionais e sociedade, por isso precisamos fortalecer políticas públicas que dêem suporte a esse cuidado”, destaca ela.

A capacitação é desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, que levantou esta necessidade em Rio Negrinho e conseguiu a capacitação totalmente gratuita. “Foi levantado por nós da Atenção Primária a necessidade de trabalharmos nos próximos quatro anos e incluímos no Plano Municipal de Saúde o tema de Saúde Mental”, explica a coordenadora de Atenção Básica da Saúde, Fabiana da Luz. “Esse curso tem uma carga horária de 40 horas e faz parte do projeto Caminhos do Cuidado. O curso será terça e quinta à tarde durante mês de abril”, completa ela.

Durante a capacitação, serão construídas metodologias de aprendizagem para ajudar a conectar o trabalho dos profissionais com as demandas no dia a dia. “Este é um tema que nos preocupa bastante e que precisa ser enfrentado por várias frentes, mas a educação e a orientação é um dos primeiros passos, precisamos combater o problema das drogas lá no início e junto à família”, ressalta o prefeito Julio Ronconi.

Download das fotos em alta resolução
Carregando