Secretaria de Agricultura é responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal

Atualmente são 12 estabelecimentos com selo de inspeção e que podem abater animais, fabricar embutidos ou vender carne temperada, de acordo com a classificação
12/03/2018 11:17

Periodicamente, a Secretaria de Agricultura de Rio Negrinho realiza vistorias nos estabelecimentos como mercados e açougues que possuam entrepostos de carnes averiguando, dentre outras coisas, a adequação das instalações, qualidade da matéria prima e higiene na manipulação dos alimentos, com a finalidade de assegurar produtos de qualidade e seguros para a população.

Somente empresas com Selo de Inspeção Municipal (SIM) podem abater animais, fabricar embutidos ou vender carne temperada, por exemplo. A inspeção de produtos de origem animal possui três categorias: federal (SIF), estadual (SIE) e municipal (SIM). Todas as etapas têm suas regras, bastante parecidas. Basicamente, quem tem serviço de inspeção municipal pode comercializar carne no município. Com o serviço estadual é possível comercializar a carne dentro do estado. Para os estabelecimentos que contam com o serviço de inspeção federal é possível comercializar entre um estado e outro e inclusive exportar.

Os estabelecimentos que se propõem temperar a carne usando sal e outros condimentos, devem usar somente produtos aprovados pela Anvisa e Ministério da Agricultura. Uma das preocupações é evitar que a carne "vencida" seja modificada com tempero e inserida com os demais produtos para a venda. “Para evitar este tipo de situação é que existe o trabalho de inspeção. A visita nesses locais é periódica, sendo que os entrepostos contam com um responsável técnico o qual responde pela qualidade do produto. Este profissional estabelece o que será utilizado para temperar a carne, e o inspetor tem o papel do fiscal da instituição pública, o qual vai até o local verificar se os padrões estão sendo seguidos corretamente”, completou o veterinário.

De acordo com o médico veterinário Jackson Baia Lopes, o Serviço de Inspeção Municipal é um departamento da Secretaria de Agricultura e atualmente são 12 estabelecimentos com Serviço de inspeção Municipal. “Ajude a proteger a saúde da sua família, denuncie empresas que vendem produtos sem inspeção para a vigilância sanitária”, ressalta ele.