Atividades físicas estimulam melhor qualidade de vida

Educadores físicos atuam em projeto desenvolvido pela Prefeitura de Rio Negrinho
12/03/2018 08:38

A Prefeitura de Rio Negrinho mantém projeto com educador físico duas vezes na semana em alguns bairros da cidade. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Saúde, em parceria com Fundação de Esportes, através das unidades de Saúde, para estimular a prática de atividade física na vida das pessoas, como forma de melhorar o estilo de vida e consequentemente, nas doenças. O objetivo final é buscar um envelhecimento ativo, o incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade da administração pública.

Geralmente, as pessoas buscam os exercícios físicos por motivos estéticos, seja para definir os músculos, seja para emagrecer. Há também pessoas que buscam nessas atividades a melhoria de doenças cardiovasculares, diabetes ou pressão arterial. Mas, a prática de atividades físicas traz benefícios também para a sua saúde emocional e mental;

Dedicar alguns minutos do dia para a prática de exercícios físicos ajuda melhorar funções cognitivas, independentemente da sua idade. Além disso, os benefícios da prática de atividades físicas também estão relacionados a autoestima, já que os exercício ajuda a melhorar a imagem que temos de nós mesmos e, consequentemente, aumenta a autoestima .

Ao ter mais disposição e a autoestima mais elevada,há também melhora em seus relacionamentos, pois sentirá mais a vontade e confiante para se aproximar das pessoas, melhorando, assim, o convívio social.

A prática contínua de atividade físicas melhora a memória e a capacidade de aprender coisas novas, pois aumenta a produção de células do hipocampo, que são responsáveis pela memória e aprendizagem.

Nesta perspectiva torna-se imprescindível a união dos saberes dos diversos atores que compõem e rede intersetorial, na construção de ações efetivas e sustentáveis para Rio Negrinho.  Secretaria da Saúde, Fundação de Esportes e comunidade, pois pessoas de diversas faixas etárias podem participar.