Novos membros tomam posse no Conselho de Assistência Social

09/03/2018 15:54

Na manhã desta quinta-feira (9), na sala de reuniões da Prefeitura de Rio Negrinho, ocorreu a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Rio Negrinho. Esse é um órgão de controle social composto por representantes do poder público e da sociedade civil, que tem como objetivo avaliar e deliberar sobre a política de assistência social, através de debates e fiscalização da prestação dos serviços sociais no Município.

A reunião foi conduzida pelo então presidente Hélio Gonçalves Padilha, que falou das atribuições do CMAS. “O Conselho integra a gestão da Política de Assistência Social, por meio da formulação de estratégias, na definição das prioridades, do acompanhamento, fiscalização e avaliação da qualidade dos serviços prestados, da aplicação dos recursos públicos e do resultado das ações na vida dos usuários, sendo órgão que possui caráter deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo”, explicou ele.

O CMAS integra a gestão da Política de Assistência Social, é presidido por um de seus integrantes, eleito dentre seus membros, para mandato de dois anos, com alternância da representação governamental e sociedade civil, e, conta também com uma Secretaria Executiva. “Os desafios do CMAS estão em fortalecer o controle social da Política Pública de Assistência Social, contribuir para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Rio Negrinho e defender os recursos para o financiamento da Política Pública de Assistência Social”, ressaltou Hélio, destacando ainda que a função de membro do CMAS é de interesse público relevante e não é remunerada.

A secretária de Assistência Social Giseli Ruckl Anton agradeceu aos novos membros por aceitarem o desafio de contribuir com a sociedade. “Temos aqui pessoas comprometidas. É uma tarefa difícil, mas sabemos que se dedicarão ao máximo”, resumiu ela. Já o prefeito Julio Ronconi falou da importância de se contribuir com o desenvolvimento do município. “Muitos deveriam ajudar desta forma, se questionar de que forma podem ajudar o município, como podem contribuir para o desenvolvimento da cidade. Vocês estão se doando por uma Rio Negrinho melhor”, frisou ele.

Novos membros do CMAS

I - Representantes do Governo Municipal:

Secretaria Municipal de Assistência Social:

Titular: Beatriz Grober Bail Tureck

Suplente:            Lilian Caetano

Secretaria Municipal de Saúde:

Titular: Deisi Andrieli Lopes

Suplente:            Juliana Cassol Bastos

Secretaria Municipal de Educação:

Titular: Sirlene Mazocco Alexandroni

Suplente:            Jocemara Grossl Liebl

Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente:

Titular: F              Franciely Pereira Ribeiro da Silva Dias

Suplente:            Sabrina Juliene Neppel

Representante da Secretaria de Habitação e Promoção Social:

Titular: Valéria Souza da Silva

Suplente:            Marilena Weick Lenzi

Representantes da Sociedade Civil:

Representantes de Entidades e Organizações dos Trabalhadores do SUAS -

Fórum Municipal dos Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social – FMTSUAS/RN.

Titular: Luciana Maria Mendes

Suplente:            Nadine Hacke Ribeiro

Representantes dos usuários da assistência social:

Usuários do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS:

Titular: Denise Daniele Sauer

Suplente:            Elisabeth Sau

Representantes de Entidades e Organizações de Assistência Social:

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE:

Titular: Dirlene Schroth

Suplente:            Danielle Eckel Machado

Fundação Projeto Pescar - Unidade Projeto Pescar SÓLIDA-RENOVA-MOBASA:

Titular: Blanche de Souza Szabunia Fernandes