Posto de Saúde do Campo Lençol será transformado em ESF

19/02/2018 13:36

Nas próximas semanas, o posto de Saúde do bairro Campo Lençol será transformado em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família. Na prática, na mudança representa a contração de agentes comunitários de Saúde e de um médico que prestará atendimento 40 horas por semana na comunidade. Uma reunião envolvendo equipe do posto, a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso e o prefeito Julio Ronconi foi realizada na manhã desta segunda para tratar sobre a mudança.

Conforme o prefeito, esta era uma grande reivindicação dos moradores do bairro Campo Lençol, que solicitavam a ampliação do horário de atendimento do posto, além de ter um médico por mais tempo na unidade de Saúde. “Ouvimos muito esse pedido da comunidade, e estamos conseguindo atender. Será um grande avanço para a área de saúde desta região da cidade”, destacou ele.

Para que a unidade passasse a ser um ESF, foi necessário que o credenciamento junto ao Ministério da Saúde fosse aprovado, para que o município passe a receber as verbas necessárias para esse tipo de ampliação no atendimento. “Recebemos estes dias a aprovação de credenciamento”, observou a secretária de Saúde. Agora, a Prefeitura trabalha na contratação dos agentes comunitários de saúde que atuarão no bairro, e no médico que prestará o atendimento naquela unidade de Saúde. Além disso, o posto passará a atender das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

A ampliação do atendimento beneficiará também as comunidades do entorno, como Industrial Norte e Loteamento Paulo Beckert. Isso porque o ESF que prestava atendimento nestas regiões já estava com a população no limite do determinado pelo Ministério da Saúde, e agora parte da comunidade será dividida com o ESF do Campo Lençol, o que ampliará o atendimento também para aquelas regiões. “Será uma ação que beneficiará um grande número de pessoas”, ressalta Julio.

O que é ESF?

ESF, sigla de Estratégia Saúde da Família, como o nome diz, é uma estratégia, que visa uma melhor eficiência na promoção da saúde e prevenção de agravos na saúde das famílias. A estratégia tem uma área de abrangência, cujo número de famílias contido dentro da mesma é limitado de forma que seja possível atender a demanda repeitando os princípios do SUS. Os grandes protagonistas da ESF são os Agentes comunitários de saúde, cuja atuação é fundamental para o funcionamento da estratégia por servirem de vínculo entre a família e o posto de saúde.