Eu amo Rio Negrinho

Educação reúne profissionais para o retorno às aulas

A ação marca o retorno do ano letivo, cujas aulas iniciam segunda-feira, dia 5, na Rede Municipal de Ensino.
01/02/2018 10:54

Quase 800 profissionais da Secretaria de Educação de Rio Negrinho estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 01, na Sociedade Musical. A ação marca o retorno do ano letivo, cujas aulas iniciam segunda-feira, dia 5, na Rede Municipal de Ensino. O encontro contou ainda com palestra sobre inteligência socioemocional, proferida pelo professor Thomas Campos, da Escola da Inteligência – projeto idealizado por Augusto Cury.

Durante a abertura, a secretária de Educação Darli Frota Tândalo deu as boas vindas aos profissionais. “A educação não tem como dar errado. Nós temos um grupo muito unido, que se dedica muito, quanto cada um se dedica dentro de cada unidade escolar, e nessa união só podemos colher bons frutos. Quero convidar a todos para estarmos sempre em sintonia, deixo a Secretaria de Educação sempre aberta para sugestões, críticas ou novas ideias, juntos vamos sempre chegar mais longe e com melhores resultados”, ressaltou Darli.

Presidente da Câmara, Abel Hack esteve presente e igualmente desejou as boas vindas aos profissionais e ressaltou a importância do ensino praticado em Rio Negrinho. “Nós começamos hoje um novo ciclo, e nossa vida é feita de ciclos, e precisamos comemorar isso. Os profissionais da Educação são fundamentais na formação das nossas crianças e desejo a vocês um excelente início dessa nova fase”, destacou ele.

Já o prefeito em exercício Roberto Albuquerque falou da satisfação em poder participar do ano como prefeito. “Acredito que vocês também darão todo o empenho de vocês para que nossa educação seja destaque na cidade”, citou ele, lembrando do empenho da Prefeitura em tornar a Educação em Rio Negrinho uma referência.

 

Inteligência Socioemocional

Em 2018, a Rede Municipal de Ensino de Rio Negrinho passará a contar com o programa Escola da Inteligência, desenvolvida pelo psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury. O programa atenderá, numa primeira etapa, cerca de 3.000 alunos que tratarão sobre o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.

Os livros do programa são estruturados em etapas, de acordo com o ano escolar, com o objetivo de contribuir, por meio da formação continuada, o desenvolvimento dos aspectos emocionais e cognitivos, da personalidade e do caráter, da qualidade de vida e da socialização do corpo discente, docente e das famílias, utilizando-se do ambiente sócio escolar e do seu entorno na formação da inteligência, da saúde psíquica e relacional de todos os envolvidos.

O material da Escola da Inteligência desenvolve os aspectos preventivos com foco na esfera educacional, trabalhando a autoconsciência, o mapeamento emocional, a autoimagem positiva, a autoestima elevada, a automotivação, a determinação, redução do estresse, potencialização do processo de aprendizagem, e social, desenvolvendo os aspectos preventivos como: violência, bullying, consumo de drogas, administração de conflitos, intolerância, depressão, sexualidade e gravidez precoce, doença sexualmente transmissível, entre outros.

Os livros e materiais didáticos da Escola da Inteligência objetivam levar às instituições escolares que atendem crianças, jovens e adultos, não somente o respaldo teórico sobre a importância das competências socioemocionais para a saúde emocional dos profissionais da educação, alunos, pais ou responsáveis, mas também apresenta as possibilidades de como realizar este trabalho de maneira lúdica, prazerosa, reflexiva e produtiva, do ponto de vista individual e coletivo.

Download das fotos em alta resolução
Carregando