Inteligência Socioemocional será implantada na Rede Municipal de Ensino

Escola da Inteligência, desenvolvida por Augusto Cury, atenderá 3.000 alunos
14/12/2017 11:21

Em 2018, a Rede Municipal de Ensino de Rio Negrinho passará a contar com o programa Escola da Inteligência, desenvolvida pelo psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury. A apresentação do programa ocorreu na noite de quarta-feira para profissionais da Educação e convidados, e atenderá na primeira etapa cerca de 3.000 alunos que tratarão sobre o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.

Durante a apresentação do programa, o prefeito Julio Ronconi ressaltou a importância de se trabalhar a inteligência emocional com as crianças. “E não tem outro profissional que possa mudar a sociedade senão o professor”, ressaltou o prefeito.

A coordenadora da Escola da Inteligência Milena Araujo explicou que os livros do programa são estruturados em etapas, de acordo com o ano escolar, com o objetivo de contribuir, por meio da formação continuada, o desenvolvimento dos aspectos emocionais e cognitivos, da personalidade e do caráter, da qualidade de vida e da socialização do corpo discente, docente e das famílias, utilizando-se do ambiente sócio escolar e do seu entorno na formação da inteligência, da saúde psíquica e relacional de todos os envolvidos.

O material da Escola da Inteligência desenvolve os aspectos preventivos com foco na esfera educacional, trabalhando a autoconsciência, o mapeamento emocional, a autoimagem positiva, a autoestima elevada, a automotivação, a determinação, redução do estresse, potencialização do processo de aprendizagem, e social, desenvolvendo os aspectos preventivos como: violência, bullying, consumo de drogas, administração de conflitos, intolerância, depressão, sexualidade e gravidez precoce, doença sexualmente transmissível, entre outros.

Os livros e materiais didáticos da Escola da Inteligência objetivam levar às instituições escolares que atendem crianças, jovens e adultos, não somente o respaldo teórico sobre a importância das competências sócios emocionais para a saúde emocional dos profissionais da educação, alunos, pais ou responsáveis, mas também apresenta as possibilidades de como realizar este trabalho de maneira lúdica, prazerosa, reflexiva e produtiva, do ponto de vista individual e coletivo.

Autor

Dr. Augusto Cury é psiquiatra e pesquisador. Foi considerado o escritor mais lido da década no Brasil, e autor da teoria da Inteligência Multifocal, que é objeto de doutorado e mestrado nos EUA e Europa.