Rio Negrinho / SC - 19/11/2017
Facebook

Notícias

Agricultura

Rio Negrinho terá palestra sobre rastreabilidade vegetal

Data de inclusão: 10/11/2017 09:06

Na próxima terça-feira, dia 14, a Prefeitura de Rio Negrinho em parceria com a Cidasc realiza palestra sobre rastreabilidade vegetal para os agricultores e demais interessados da cidade. O evento será realizado no Centro de Excelência, a partir das 13h30, e visa apresentar o programa e-Origem, que permite aos consumidores, por meio da leitura digital de uma etiqueta, saber a origem de frutas, verduras e legumes cultivados em solo catarinense, além de dados sobre o uso de agrotóxicos.

Através do programa que vem sendo lançado em Santa Catarina, já nos supermercados os consumidores poderão saber as informações de procedência de cada produto catarinense. Para o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, o novo sistema de rastreabilidade dos produtos é uma forma de valorização tanto dos produtores quanto dos próprios consumidores. “Já temos um sistema semelhante nas carnes, e agora inovamos ampliando o serviço para os hortifrutigranjeiros”, acrescentou.

 

e-Origem

O novo sistema da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) proporciona o registro da movimentação dos vegetais ao longo de toda cadeia produtiva, do produtor até o comércio. Além disso, facilita o monitoramento do uso de agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros e atende a uma demanda dos consumidores, cada vez mais interessados em saber quem produz seus alimentos.

Para aderir ao programa, os produtores rurais devem se cadastrar no sistema on-line da Cidasc, onde irão inserir as informações sobre cada produto. Esse banco de dados irá gerar uma etiqueta que deve ser colada na embalagem, tudo sem custo para os produtores.

A adesão não é obrigatória, mas é uma opção essencial para quem não quer perder mercado. As obrigações do produtor que aderir ao e-Origem são: fazer o cadastro do produtor primário no sistema, garantir a rotulagem do produto e realizar a comercialização utilizando a nota fiscal de produtor.

Imagens relacionadas

Rio Negrinho terá palestra sobre rastreabilidade vegetal
Nosso endereço
Av. Richard S. de Albuquerque, 200
Bairro: Centro Cívico
Rio Negrinho / SC
CEP: 89.295-000
Telefone
(47) 3646-3600
Prefeitura de Rio Negrinho