Rio Negrinho / SC - 19/11/2017
Facebook

Notícias

Saúde - Educação

Alimentação Saudável é trabalhada com alunos da Rede Municipal

Data de inclusão: 09/11/2017 11:26

Prevenir futuras doenças, como a diabetes e a hipertensão, entre as crianças e jovens é o objetivo de uma ação da Prefeitura de Rio Negrinho. Num trabalho feito em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, teve início neste ano uma ação que foca a importância da alimentação saudável em todas as fases da vida, mas com especial ênfase até os 15 anos. O motivo foram dados alarmantes coletados junto à Rede Municipal de Ensino, que num levantamento feito junto a 4.047 alunos, mostrou que 31% deles apresentam sobrepeso, obesidade e obesidade grave.

Conforme a enfermeira Fabiana da Luz, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, o trabalho foi desenvolvido pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que no início do ano letivo fez a pesagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino do Ensino Fundamental, e os dados mostraram que há 663 alunos com sobrepeso, 487 considerados obesos, e 105 alunos que se enquadram como obesos graves. “Isso foi alarmante para nós”, ressaltou ela. “Algo precisava ser feito o quanto antes para conscientizar as famílias sobre este problema”.

Foi formada então uma equipe multidisciplinar com os profissionais do NASF que elaborou estratégias de ações. “Só a consulta com um nutricionista ou médico não resolve, é preciso trabalhar a conscientização”, explicou a enfermeira. Teve início então um trabalho com crianças, famílias e também a comunidade, além de profissionais das escolas. Nessa ação, uma nutricionista do Sesi começou dar uma oficina prática para as famílias sobre alimentação saudável e como utilizar itens que antes iam para o lixo, como cascas de legumes e frutas, para o preparo de pratos saudáveis. “Foi mostrado que não é necessário se gastar muito para se comer com qualidade. Que é possível se aproveitar alimentos e fazer ótimas refeições com baixo custo”, contou Fabiana.

A ação contou ainda com a parceria da Secretaria de Agricultura, que destinou frutas e legumes para as atividades práticas realizadas com as famílias. “Queremos que no próximo ano essas famílias sejam multiplicadoras desse conhecimento. Sabemos que este é um trabalho constante, que não vamos mudar de um dia para o outro”, ressaltou a coordenadora.

Para a secretária de Saúde Fátima Mendes Afonso, a medida visa atuar na medicina preventiva, evitando o surgimento de novas doenças e possibilitando maior qualidade de vida às pessoas. “Queremos evitar que as pessoas fiquem doentes. Hoje é muito mais econômico se investir na prevenção do que na medicina curativa depois. Não queremos que as pessoas tenham corpos que sejam considerados perfeitos, queremos que as pessoas tenham saúde”, frisou Fátima. O projeto é aberto a toda a comunidade e aqueles que tenham interesse em participar, podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e se cadastrar.

Imagens relacionadas

Alimentação Saudável é trabalhada com alunos da Rede Municipal
Alimentação Saudável é trabalhada com alunos da Rede Municipal
Alimentação Saudável é trabalhada com alunos da Rede Municipal
Nosso endereço
Av. Richard S. de Albuquerque, 200
Bairro: Centro Cívico
Rio Negrinho / SC
CEP: 89.295-000
Telefone
(47) 3646-3600
Prefeitura de Rio Negrinho