Rio Negrinho / SC - 19/11/2017

Seminário apresenta Plano de Turismo Sustentável

Data de inclusão: 18/10/2017 14:42

A quarta-feira foi dedicada ao turismo em Rio Negrinho. Na Sociedade Musical, ocorreu o 2º Seminário para apresentação e discussão do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, que é feito em parceria entre Rio Negrinho, São Bento do Sul e Corupá. O projeto é resultado de um levantamento realizado nos municípios com o objetivo de planejar e estruturar o desenvolvimento da economia de turismo.

Durante a abertura, o coordenador regional do Sebrae, Luis Carlos da Silva entregou ao prefeito Julio Ronconi e ao vice Roberto Albuquerque o diagnóstico do turismo rio-negrinhense. O trabalho é desenvolvido pelo Sebrae nas três cidades e foram reunidos representantes de diversos setores, envolvidos direta ou indiretamente na área de turismo. “O Plano está sendo construído para toda a sociedade, não é uma ação minha, ou do governo, mas sim uma ação de Rio Negrinho”, ressaltou Julio. Conforme ele, é necessário se pensar no planejamento para os próximos 20 anos, definindo metas e trabalhando para que elas sejam alcançadas. “Temos que saber onde queremos chegar, e como vamos chegar”, destacou.

Já o vice-prefeito destacou a importância de se trabalhar o turismo como ferramenta econômica para o município. Citou o recente encontro promovido na Secretaria de Agricultura, que trabalha o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, e no qual o turismo rural também está inserido. “Queremos a participação de toda a comunidade na construção desse plano”, continuou Roberto Albuquerque.

Na sequência, o articulador do Sebrae Carlos Cappelini apresentou o diagnóstico preliminar de Rio Negrinho, onde constatou-se, entre outros pontos, os dados do turismo em Rio Negrinho. Atualmente, a cidade possui 33 atrativos turísticos, e 413 leitos disponíveis. “Há um potencial turístico enorme”, ressaltou ele. Após a apresentação do diagnóstico, as atividades seguiram ao longo do dia, com workshop de definições estratégicas para o setor turístico, e a missão, visão e valores do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável.

Seminário apresenta Plano de Turismo Sustentável
Nosso endereço