Agricultura elabora Plano de Desenvolvimento Rural

16/10/2017 11:32

Na última semana, teve início a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. Durante a primeira reunião, estiveram envolvidos representantes de sindicatos, cooperativas, agricultores, associações, da Câmara de Vereadores, e ainda o secretário de Agricultura e vice-prefeito Roberto Albuquerque e o prefeito Julio Ronconi. Ao longo do encontro, foram apresentadas dificuldades do setor e sugeridas ações para melhorias.

Para o prefeito Julio Ronconi, o Plano de Desenvolvimento Rural é de fundamental importância para que o setor em Rio Negrinho tenha um significativo avanço. “O primeiro passo é saber quanto ele representa, de fato, em nossa economia, e definir onde queremos chegar”, analisou o prefeito. “Temos a certeza que poderemos contar com a ajuda dos agricultores”, complementou o vice-prefeito Roberto.

A próxima etapa para elaboração do plano será o diagnóstico do setor, com análise detalhada de desafios e virtudes. Um dos pontos mais destacados foi a necessidade de melhoria da internet rural, ainda mais devido a obrigatoriedade da emissão da nota de produtor rural eletrônica por parte dos agricultores a partir do próximo ano. Na próxima reunião, será montada a comissão que será formada pelos membros do conselho. A comissão será responsável em acompanhar o trabalho de elaboração do plano de desenvolvimento rural antes dele ser enviado para a Câmara de Vereadores para análise e aprovação.