Rio Negrinho / SC - 19/10/2017

SAMAE - Planejamento e Meio Ambiente - AMUNESC

Rio Negrinho terá Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Data de inclusão: 09/10/2017 08:59

As cidades de Rio Negrinho, Joinville, Garuva, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul terão Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A conquista para os municípios foi obtida pelo prefeito e presidente da Amunesc Julio Ronconi junto ao secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável Carlos Chiodini. Ao todo, o Estado investirá R$ 460 mil para a elaboração do plano para os municípios integrantes da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina).

A assinatura do contrato entre Amunesc, ADR de Joinville e a empresa vencedora da licitação Premier Engenharia e Consultoria Ltda Me ocorreu na semana passada. O investimento vai atender a demanda dos Municípios da Região da Amunesc e é celebrado por meio de termo de colaboração assinado entre o Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville e a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). “É um avanço muito grande para a nossa região, e receberemos este importante plano que trata sobre os resíduos sólidos. Isso é fator determinante para conseguirmos recursos para as cidades”, analisa o prefeito rio-negrinho.

No ato da assinatura do contrato, os prefeitos e representantes dos municípios debateram a destinação dos resíduos de origem domiciliar, industrial, hospitalar, construção civil, mineração e de comércios e serviços.  A discussão conjunta passa por ampliação ou criação de novos aterros sanitários e industriais, a implementação dos planos municipais – prazo encerra em julho de 2018 – coleta seletiva e política reversa com a educação ambiental às pessoas. A palestra foi da engenheira química Ana Luisa Rizzatti da Costa.

Rio Negrinho terá Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Nosso endereço