Rio Negrinho / SC - 19/10/2017

Saúde - Gabinete

Prefeito renegocia dívida de R$ 5 milhões da Fundação Hospitalar

Data de inclusão: 04/10/2017 15:56

Nesta quarta-feira, em Brasília, o prefeito Julio Ronconi esteve no Ministério da Saúde, com o objetivo de parcelar dívidas da Fundação Hospitalar Rio Negrinho. A medida garantirá uma redução de praticamente 50% dos R$ 5 milhões de dívidas com a União, e permitirá ainda que o hospital possa receber investimentos públicos dos governos Estadual e Federal. A visita ao Ministério foi acompanhada pelo presidente da Câmara Ronei Lovemberger e pela diretoria do Instituto Santé, que passou a administrar a Fundação Hospitalar.

Conforme Julio, o objetivo da visita ao Ministério da Saúde era renegociar a antiga dívida do Hospital, permitindo a entrada da Fundação Hospitalar no programa Pró-SUS, do Governo Federal.  Lá, a comitiva rio-negrinhense foi recebida por Bruno Ferreira Carrijo, coordenador geral de Análise de Gestão de Processo e Sistema do Ministério da Saúde. “Fomos muito bem recebidos e conseguiremos esta grande conquista para o hospital”, ressalta o prefeito.

Com o parcelamento, haverá uma redução de cerca de 50% - ou R$ 2,5 milhões na dívida. Isso será possível pelo fato de a cada parcela paga em dia, a última é automaticamente remita e quitada. “Para isso, teremos que manter em dia o pagamento das parcelas”, explica o assessor da diretoria do Instituto Santé, Braz Vieira, que juntamente com o presidente do instituto Tercio Kasten, acompanharam a visita ao Ministério.

A dívida de cerca de R$ 5 milhões é referente a débitos do hospital com a União, de itens como INSS, FGTS, Receita Federal, entre outros. “Faremos uma análise de toda a dívida para ver qual se encaixa no Pró-SUS”, explica o administrador da Fundação Hospitalar, Canísio Winkelmann. O trabalho de parcelamento das dívidas era tentado há alguns anos, e somente agora foi conseguida. “Isso é mais uma vitória, e que certamente dará um grande impulso ao nosso hospital, permitindo mais investimentos e, consequentemente, a oferta futura de novas especialidades em Rio Negrinho, evitando assim gastos com transporte de pacientes, sem contar todo o perigo das viagens. Além disso, o hospital poderá se tornar referência em algumas áreas médicas e passar a receber pacientes de outras cidades, aumentando assim também sua renda”, ressalta Julio.

Retornando a Rio Negrinho, o prefeito deverá preencher uma carta de manifestação de interesse em aderir ao Programa. “Chegando a cidade darei prioridade a essa documentação, para que o hospital possa aderir o mais brevemente possível ao Pró-SUS e assim receber repasses públicos”, destaca Julio.

Prefeito renegocia dívida de R$ 5 milhões da Fundação Hospitalar
Nosso endereço