Rio Negrinho / SC - 19/10/2017

Saúde - Gabinete - Educação - Agricultura

Campanha incentivará o bem-estar animal

Data de inclusão: 29/09/2017 14:43

Nos próximos dias, agentes comunitários de Saúde irão percorrer bairros de Rio Negrinho com o objetivo de fazer uma ampla pesquisa sobre a situação de animais, como cães e gatos, no município. A ação visa traçar uma estratégia de atuação para garantir o bem-estar dos animais, principalmente os abandonados. O trabalho é encabeçado pela Prefeitura de Rio Negrinho, e conta com o apoio da Unisociesc, que através do curso de Medicina Veterinária, auxiliará voluntariamente nas ações, que incluem trabalhos de conscientização sobre abandono junto às escolas, e a castração de animais em uma terceira etapa dos trabalhos.

Uma reunião envolvendo Unisociesc, e secretarias de Educação, Saúde e Agricultura ocorreu nesta sexta-feira na Prefeitura. Para o prefeito Julio Ronconi, são necessárias ações efetivas que garantam o bem-estar animal em Rio Negrinho, mas para isso é preciso planejar. “O primeiro passo é descobrir qual o tamanho do problema”, explicou ele. Esse levantamento será realizado pelos agentes comunitários de Saúde, que de casa em casa nos bairros onde já atuam, farão um questionário com as famílias.

Já na sequência, se iniciará um trabalho junto às escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio Negrinho, onde universitários do curso de Medicina Veterinária conversarão com alunos sobre posse responsável. O trabalho deverá ocorrer de forma lúdica, para que as informações possam ser assimiladas da melhor forma possível. “É preciso mostrar para eles que são animais, que possuem sentimento, e precisam de cuidados”, explica Claudinei José Cristofolini, gerente da Unisociesc de São Bento do Sul.

Aí em um terceiro momento, previsto para ocorrer em meados de 2018, iniciará o trabalho de castração de animais. “Primeiro é necessário fazer esse trabalho de conscientização. Não adianta sairmos castrando, se continuar existindo o abandono. Isso precisa ser resolvido”, analisa o veterinário da Prefeitura, Jackson Baia Lopes. Para este trabalho, a Prefeitura irá adequar uma sala para as castrações, que serão realizadas pela Unisociesc. O espaço deverá contar ainda com uma sala de aula, para que estudantes possam conhecer o espaço e receberem informações também no local.

Todo o trabalho ocorrerá através de parceria entre Prefeitura e Unisociesc, e não terá custos para a administração municipal. “Este é um problema que existe em praticamente todos os municípios, e que precisa ser enfrentado. Felizmente contamos com parcerias que nos permitirão desenvolvermos ações em prol dos animais, com custo zero para a Prefeitura”, ressalta o prefeito.

Campanha incentivará o bem-estar animal
Nosso endereço