Tecnologia é usada para inovar na Educação

05/09/2017 10:41

Rio Negrinho é a primeira cidade de Santa Catarina com uma escola da rede pública municipal de ensino a experimentar o ensino híbrido de Educação (ensino presencial combinado com o ensino on-line) na matéria Artes. A ação ocorre no ensino de música, através da plataforma Polifono.com como projeto piloto, onde alunos estão aprendendo flauta.

O trabalho ocorre na escola municipal Ricardo Hoffmann, do bairro Industrial Norte. Lá, alunos do 7º Ano da professora Rosane recebem orientação do professor de música Leandro Araújo, da Escola de Música Valdeci Maia para desenvolverem o projeto piloto de educação musical através da plataforma Polifono. No modelo híbrido, educadores e estudantes ensinam e aprendem em tempos e locais variados, ou seja, ao combinar o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, o ensino e a aprendizagem têm uma personalização única. “No formato de educação musical da plataforma Polifono.com, cada aluno tem um login e uma senha para acessar o sistema on-line a qualquer momento pelo seu celular, tablet ou computador, em qualquer ambiente que tenha internet”, explica Leandro.

Em sala de aula, o professor utiliza seu próprio login para o ensino coletivo, desenvolvendo a parte prática e a teoria do instrumento coletivamente. Os alunos ficam como tarefa o dever de acessar o sistema e rever o assunto aprendido em aula, praticando o instrumento e respondendo o questionário.

Essa parceria entre a Polifono.com, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Cultura tem dado excelentes resultados, e conforme o relatório final do projeto piloto, estuda-se a possibilidade de ampliar o projeto para todos os alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal Ensino em Rio Negrinho.