Rio Negrinho / SC - 19/10/2017
Facebook

Notícias

Ações Governamentais

Cemitério vertical: opção sustentável para o crescimento da cidade

Data de inclusão: 08/08/2017 13:34

Quando se fala em cemitério, a primeira imagem que vem à cabeça é a de extensos terrenos, com os túmulos ordenados em fileiras. Mas uma alternativa que tem sido cada vez mais procurada pela população é a dos cemitérios verticais, com uma concepção arquitetônica bem diferenciada. Em Rio Negrinho, recentemente foi obtida a Renovação da Licença Ambiental de Operação (Fatma) do Cemitério Vertical de Rio Negrinho, que tem capacidade para 144 sepultamentos.

No caso dos cemitérios verticais, o corpo é sepultado em lóculos (gavetas), que são sobrepostos e divididos em andares. A grande vantagem dos cemitérios verticais é o fato de ser uma alternativa para a necessidade das cidades, em virtude do crescimento da população, além de ser uma opção ecologicamente correta, por não poluir o meio ambiente – preservando o solo e o lençol freático.

A verticalização dos cemitérios é uma tendência para municípios de todos os portes, por se tratar de uma necessidade atual devido à escassez dos terrenos públicos e principalmente uma evolução com a preocupação ambiental e sanitária. O sistema construtivo permite que os sepultamentos se realizem em lóculos estanques acima do solo, fazendo com que os líquidos oriundos da decomposição não entrem em contato com o lençol freático, impossibilitando qualquer impacto negativo que poderia ocorrer. Além desse fator, o Cemitério Vertical possui sistema de tratamento de efluentes gasosos que serão lançados na atmosfera.

Os lóculos são construídos para receberem um único caixão e, após o sepultamento, a gaveta é lacrada com uma base de pedra ardósia, para depois receber o acabamento frontal com uma pedra de mármore. Os familiares também contam com o módulo de serviços e o módulo de celebração, para a realização de cerimônias fúnebres. Existe também uma ala diferenciada para o depósito de ossos. Os lóculos individuais compreenderão o uso por cinco anos, com transferência após esse prazo para o compartimento de ossuário.

O projeto foi elaborado para que se integrasse à paisagem local, minimizando o impacto visual, através de uma arquitetura agradável e acolhedora e uma localização tranquila. Nele encontra-se uma estrutura projetada para proporcionar tranquilidade e equilíbrio, além de um ambiente sereno e de paz que demonstra cuidado e dedicação que vão além da vida. Outra vantagem do cemitério vertical é que as intempéries como ventos, chuva e lama, não interferem em seu funcionamento, já que toda a estrutura é coberta.

 

Ampliação

Para sua ampliação será necessária a supressão de algumas árvores existentes no local, cujo pedido de licença para remoção foi protocolado no órgão ambiental estadual pela Prefeitura no ano de 2007. Após anos de complementações e discussões, no dia 1º de agosto deste ano a Autorização De Corte (nº 593/2017) foi emitida pela Fundação de Meio Ambiente possibilitado o prosseguimento do projeto.

Imagens relacionadas

Cemitério vertical: opção sustentável para o crescimento da cidade
Nosso endereço
Av. Richard S. de Albuquerque, 200
Bairro: Centro Cívico
Rio Negrinho / SC
CEP: 89.295-000
Telefone
(47) 3646-3600
Prefeitura de Rio Negrinho